Europa ganha sexta geração do Golf GTI

Versão esportiva da sexta geração do Golf GTI (hatch médio) acaba de ser apresentada pela Volkswagen alemã.

Trata-se de um modelo importante para a marca na Europa, com 33 anos de mercado e 1,7 milhão de unidades vendidas. Ou seja, vale o investimento.

Quase idêntico ao protótipo exibido no Salão do Automóvel de Paris, em setembro de 2008, o novo Golf GTI está visualmente mais agressivo que seu antecessor, com estilo inspirado nas linhas do cupê Scirocco.

Na frente, os faróis retilíneos engrossam à medida que sobem em diagonal na direção dos pára-lamas. Ao centro, a grade afilada é contornada por friso vermelho com a inscrição GTI à direita.

No pára-choque, enorme tomada de ar central confirma o apelo esportivo. Duas lanternas de neblina nas extremidades do pára-choque completam o visual arrojado, marcado ainda por dois vincos no capô que deixam à parte central rebaixada.

Nas laterais, chamam à atenção as rodas de liga leve de aros 17 ou 18, com as pinças vermelhas do freio aparentes. As linhas são basicamente retas. Na traseira, lanternas horizontais preenchidas por lentes escurecidas que invadem a tampa da mala.

Seu interior mantém padrão de acabamento refinado, mas com toque de esportividade. Os bancos são cobertos de couro. Há detalhes em aço escovado em várias partes do painel. As pedaleiras são de alumínio e o volante de três raios tem a clássica base achatada e pesponto vermelho no revestimento de couro.

Enorme é a quantidade de equipamentos de conforto e entretenimento: direção hidráulica assistida, ar digital de duas zonas, computador de bordo, sensores de chuva, de luminosidade, de obstáculos dianteiro e traseiro e de pressão dos pneus, controle de cruzeiro com comandos no volante, trio e rádio/CD/MP3 integrado a um navegador GPS, com informações exibidas numa tela de cristal líquido no console central. Um carro para consumidores de primeira linha.

O Golf GTI de sexta geração é equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros em linha, injeção direta de combustível e turbocompressor, com 211 cv de potência aos 5.300 rpm e torque máximo de 28,5 kgfm, disponível a partir dos 1.700 giros. De acordo com a Volkswagen, o modelo é capaz de arrancar de zero aos 100 km/h em 6,9 segundos.

A retomada de 80 km/h a 120 km/h requer apenas 7,5 segundos e a máxima é de 240 km/h -limitada eletronicamente. Há duas opções de câmbio: um manual de seis marchas, que vem de série, ou a moderna caixa automatizada DSG, também de seis velocidades, com dupla embreagem e borboletas atrás do volante.

Para completar, a versão GTI traz de série controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios com ABS, EBD e assistente de emergência, além de “airbags” duplos frontais, laterais e de cortina e um de proteção para os joelhos do motorista.

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