Estilo e bom desempenho também com motor 1.6L

O estilo marcante do Ford Focus não deixa que seus ocupantes passem desapercebidos. Não é à toa que o carro conquistou prêmios internacionais de design e representa o estágio mais avançado da filosofia New Edge, que se tornou referência na indústria automobilística mundial.

A grande novidade para o ano de 2004 ficou por conta do lançamento da versão hatch equipada com o motor Zetec Rocam 1.6L com 103cv de potência. Em uma avaliação inicial, parece pouco para o tamanho do automóvel. Mas essa impressão logo desaparece. O Focus responde bem ao comando do acelerador e revela que não perdeu de sempenho e agilidade.

A nova versão deixa claro que fará sucesso quando brilha a luz verde dos sinaleiros, nas retomadas de velocidade e durante as trocas de marchas. Longe de decepcionar o motorista, o motor Zetec Rocam 1.6L inspira confiança nas arrancadas e ultrapassagens. Até em baixas rotações, o torque não deixa a desejar e surpreende. O câmbio é preciso e ajuda a obter respostas rápidas em situação de trânsito intenso.

Outro ponto alto da versão 1.6L é o consumo de combustível. Como durante os dias em que foram realizados os testes do carro não se pôde estabelecer uma média confiável, mas foi possível constatar que o carro oferece bom nível de economia de gasolina, vale registrar os números disponibilizados pela Ford. Em rodagem urbana, o Focus chega a percorrer dez quilômetros com um litro de combustível. Enquanto que, na estrada, a relação atinge quinze quilômetros por litro.

Como falar em desempenho e velocidade sem dispensar linhas ao sistema de freio e aos dispositivos de segurança? O Ford Focus analisado no teste apresentou boa frenagem, apesar de não estar equipado com o sistema ABS. O modelo também oferece opcionais para minimizar traumas em caso de um acidente, como, por exemplo, as bolsas infláveis (airbags) de duplo estágio para motorista e passageiro, travamento automático das portas, alarme antifurto e vidros elétricos com temporizador.

Salvo alguns itens que serão comentados a seguir, na seção Olho Clínico, o Focus se apresenta muito confortável. O espaço interno é excelente e combinado com o sistema de som e outros itens opcionais oferecidos pela montadora, forma um conjunto perfeito. O posicionamento do motorista com relação aos equipamentos e ao próprio trânsito é algo a se elogiar. Tudo está ao alcance das mãos e da vista, pois parece que ao guiar o carro se tem uma visão superior do que ocorre nas redondezas.

A nova versão do Focus hatch com motor Zetec Rocam de 1.6L junta-se aos já conhecidos Zetec 1.8L 16V e ao Zetec 2.0L 16V – este último com a opção de transmissão manual ou automática. Nas configurações hatch e sedã, o carro traz três versões de acabamento: GL, GLX e Ghia. As outras novidades para 2004 são as mudanças no desenho dos faróis, grade do radiador, pára-choques, faróis de neblina, piscas laterais, rodas e calotas. Na parte interna, o destaque é o novo mostrador do painel de instrumentos, com fundo em tom grafite.

Olho clínico

A nova versão do Ford Focus hatch 1.6L peca em dois aspectos de relevante importância para o conforto do carro. Os bancos dianteiros e o sistema de ar-condicionado deixaram a desejar. Pena, pois um automóvel de visual e equipamentos tão modernos não podia falhar nesses itens. Ainda mais sendo fabricado por uma montadora que sempre primou pelo bom abacamento interno.

Para os passageiros que se acomodam na parte traseira do Focus hatch, nenhum problema. O espaço interno e os cintos de segurança de três pontos garantem o bom passeio aos caronas. Mas a situação é diferente para o motorista e para quem senta ao seu lado. Os bancos dianteiros não se encaixam bem ao corpo e a sensação de insegurança incomoda. Nas curvas mais fechadas, o corpo chega a deslizar. O problema deve ficar mais grave em longas viagens.

A outra falha encontrada no modelo testado é o sistema de ar-condicionado. O calor verificado em Curitiba nos últimos dias venceu o equipamento do Focus. A situação pode piorar em cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil, onde o clima costuma ser mais quente. Mesmo com o aparelho ligado em sua potência máxima, não foi possível alcançar temperaturas agradáveis no interior do veículo e por diversas ocasiões era melhor manter as janelas abertas. (f.a)

Carroceria: Hatch, 5 portas

Motor:

Zetec RoCam SOHC 1.6 L, naturalmente aspirado, dianteiro, transversal, a gasolina, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, injeção e ignição eletrônicas

Cilindrada (cm3):

1.598

Potência (cv): 103 a 5.500 rpm

Torque (kgfm): 14,6 a 2.750 rpm

Velocidade máxima (km/h): 175

Aceleração 0 a 100 km/h (s): 13,0

Câmbio:

Ford IB5, mecânico

Freios

Dianteiro:

Hidráulico com freio a disco

Traseiro:

Tambor auto-ajustável

Rodas:

14″ ou 15″, de aço, com calota integral

Pneus:

185/70 R14 ou 195/60 R15

Direção:

Tipo pinhão e cremalheira, servo-assistida

Embreagem:

Acionamento hidráulico

Suspensão

Dianteira:

Tipo McPherson, independente, com braços em A inferiores e buchas horizontais, montados em quadro auxiliar.

Traseira:

Tipo Multi-Link, independente, com molas helicoidais e

amortecedores telescópicos pressurizados.

Segurança

Carroceria com célula de sobrevivência e zonas de deformação programadas, barras de proteção lateral, cintos de segurança de três pontos e sistema antifurto PATS de imobilização do motor.

Bolsas infláveis de duplo estágio para o motorista e passageiro opcionais

Porta-malas (L): 350/ 712 (rebatido)

Carga máxima (kg): 424

Tracionamento de carga: 430

Tanque combustível (L): 55

Peso (kg):

1.164

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