Está à venda lote especial do novo Ford Fusion

A Ford finalmente começou a vender o lote especial de 400 unidades do novo Ford Fusion. A previsão inicial era entregar os primeiros carros ainda em novembro do ano passado. A estreia do sedã em solo brasileiro contempla a versão top de linha Titanium 2.0 16V AWD (tração integral) a gasolina, de 240 cavalos, que marcará a introdução da linha de motores turbo EcoBoost por aqui. O câmbio é automático de seis marchas, com opção de trocas manuais por meio de borboletas (paddle shift).

As concessionárias do Paraná receberam 30 unidades, sendo que 20 delas vieram para Curitiba. O preço na capital está fixado em R$ 123,9 mil, bem acima dos R$ 112,9 mil anunciados pela marca à época da apresentação do modelo à imprensa brasileira, em Los Angeles (EUA), ocorrida em outubro de 2012. Quem não quiser esperar para março, quando começam a chegar lotes maiores e as demais versões do Fusion, deve se apressar. A procura é grande pela segunda geração do carro. A cor branca, por exemplo, já falta no estoque de uma das três autorizadas da Ford em Curitiba o preto e o prata são os outros tons disponíveis nesta primeira remessa.

“O volume oferecido é tão pequeno que mais parece uma demonstração da novidade do que a venda propriamente”, disse Luiz Antônio Sebben, diretor da Slaviero, informando que a média é de seis clientes disputando cada unidade. “Recebemos seis veículos, que provavelmente devem ser negociados até fim de semana”, previu ele, ao ser perguntado ainda na quarta-feira. Vale lembrar que nos meses de janeiro e fevereiro as concessionárias não abrirão aos domingos, devido ao fluxo menor de clientes no sábado atendem até às 17 horas.

Caso o interessado não encontre a cor desejada ou até o mesmo o carro, é possível efetuar uma reserva à espera do novo lote. Na Metropolitana, a garantia da compra é um sinal de R$ 10 mil. “Temos unidades à pronta entrega, mas também fila de espera para as demais versões”, ressaltou João Carlos Somenzari, consultor de vendas da loja do bairro Cabral. A Ford Center pede um sinal mínimo de 5% sobre o valor do produto. “Repetimos a mesma prática adotada nas novas Ranger e EcoSport (onde há em falta no estoque de algumas versões)”, destacou Isaac Ville Lima, gerente de Novos da revenda do Alto da XV. Ele prevê que a procura tende a intensificar com a vinda do restante da família a SE 2.5 Flex (de entrada) e a Titanium 2.0 EcoBoost FWD (tração dianteira), além da Hybrid 2.0, com motor elétrico auxiliar. “É um carro que veio para mudar o segmento (de sedã premium). Irá brigar fácil com produtos da Mercedes, Audi e BMW”, projetou.

Apesar da confiança de Isaac, os verdadeiros rivais do novo Fusion serão principalmente Jetta e Passat, da Volkswagen, e Azera e Sonata, da Hyundai, na categoria de sedãs médio-grande. A Ford vai mais longe e acredita que a novidade atrairá consumidores de três volumes menores e até de utilitários esportivos. “Ele vai disputar uma vaga na garagem de quem tem mais de R$ 100 mil, não importa o segmento”, arriscou Antônio Baltar, gerente de Marketing da Ford.

Equipamentos

O novo Fusion seguiu a mesma receita já usada nos novos EcoSport e Ranger, passando por uma profunda reformulação mecânica e visual, e agora lembra os modernos e esportivos representantes europeus. Dê uma olhada na dianteira e veja se ela não remete a um Aston Martin, marca inglesa que um dia foi controlada pela Ford e cujos carros são reconhecidos à distância pela imensa grade frontal. Já o acabamento interior e o conteúdo tecnológico empregado poderiam ser muito bem de um alemão, como Audi, Mercedes ou BMW.

A lista de itens de série inclui tecnologia só vista em modelos de segmentos superiores. Destaque para o alerta sobre pontos cegos da carroceria (Blis); o piloto automático adaptativo (sistema ACC), que freia o carro autom,aticamente ao se aproximar de um veículo à frente; o Active Park, que estaciona o veículo “sozinho”; e o Lane Keeping Aid, responsável por auxiliar o motorista a manter o carro na faixa em rodovias, monitorando uma possível fadiga ou sonolência ao volante. A versão conta ainda com teto solar; sensor de estacionamento; sistema de entretenimento Sync 2 com GPS em português e câmera de ré; entre outros itens comuns a modelos desse patamar de preço.

Aniele Nascimento/Gazeta do Povo e Divulgação/Ford
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