EcoSport 2011 é bom para trilhas urbanas

Com novidades no visual e na tabela de preços, o EcoSport 2011 chegou as concessionárias Ford .

Além disso, o modelo passou a contar com a inédita garantia de três anos, sem limite de quilometragem.

A grade do radiador deixou formato em H e passa usar três barras horizontais. Nas versões FreeStyle e 4WD, os faróis receberam insertos cromados escuros no refletor.

As rodas ganharam novos grafismos e as molduras laterais foram reestilizadas, além de exibir o nome EcoSport em relevo. O “rack” de teto do modelo 2011 tem barras longitudinais, que causam menos ruído e tem melhor aerodinâmica que os tirantes horizontais anteriores.

Internamente o “jipinho” recebeu mudanças discretas. O quadro de instrumentos tem novo grafismo e iluminação permanente.

Ao ligar o veículo, outra surpresa: os ponteiros dos mostradores vão correr por toda a escala e voltar à posição inicial, como ocorre no Fusion.

O painel conta agora com aviso de faróis ligados, portas abertas e manutenção programada.

As versões equipadas com motor 1.6 litro podem ser equipadas com controle remoto do rádio atrás do volante e tela de LCD do computador de bordo integrado.

O EcoSport 2.0 16V tem um bom desempenho. Ele tem mais torque que o 1.6, o que se nota principalmente nas retomadas de velocidade.

É candidato a virar carro familiar, substituindo minivans e peruas. Com um senão: o espaço para bagagem, de apenas 290 litros, não é dos maiores.

A visibilidade é boa graças à posição de dirigir elevada. Tem comandos ao alcance das mãos e ajustes de altura do volante e do banco.

Utilitário, sim. Fora de estrada, nem tanto. Lançado inicialmente com tração dianteira, o EcoSport é, basicamente, um veículo para uso urbano com aparência “off-road”.

De “off-road”, o EcoSport tem a aparência de jipe, a suspensão elevada – 20 centímetros de altura livre do solo – e os ângulos de entrada e saída lhe permitem que enfrente trilhas leves.

Sua suspensão é um de seus pontos altos. Ele também pode cruzar alagamentos de até 45 centímetros de profundidade.

Em síntese, parece ideal para superar ruas alagadas. Sua direção assistida é firme e bastante precisa em alta velocidade, exigindo pouco esforço nas manobras. Os freios, com ABS opcional, param o carro com eficiência.

É um carro para uso tranquilo. Como tem centro de gravidade alto, não é bom para andar rápido demais. Nas curvas, ele escapa de frente, mas é fácil de corrigir controlando volante e acelerador.

No consumo, o modelo avaliado anotou a média, de 10,8 km/l com gasolina, e no álcool, caiu para 7,2 km/l, sendo 2/3 do percurso feitos na cidade. O EcoSport é fruto de um projeto novo, criado para ser um utilitário esportivo de pequeno porte. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, Flex
Cilindrada: 1.999 cm³
Potência: 141 cv (G) e 146 cv (A), ambos a 6.000 rpm
Torque: 19,1 kgfm (G) e 19,5 kgfme (A), ambos a 4.250 rpm
Câmbio: Manual, de 5 marchas
Compr.: 4,24 m
Largura: 1,97 m
Altura: 1,62 m
Entre-eixos: 2,49 m
Porta-malas: 320 litros
Suspensão: Independente do tipo McPherson, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira, e semi-independente com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás
Tanque: 54 litros
Aceleração: De 0 (zero) a 100 km/h em 11,1 segundos (G) 10,8 segundos (A)
Velocidade: 180 km/h (A)
Preço sugerido: R$ 60.910,00