Depois de quase 20 anos Escort pode sair de linha

O Ford Escort, enfim, vai se aposentar. A montadora ainda não confirmou, mas é certo que até maio o modelo mais antigo da marca comercializado no País vai deixar de ser produzido na unidade da montadora na Argentina, justamente no ano em que ia completar duas décadas de existência.

Desde que foi lançado, em 1983, o Escort passou por duas mudanças. Em 1993, o modelo ganhou nova carroceria e até uma versão “popular”, o Escort Hobby, que nunca emplacou nas vendas. Seis anos mais tarde, o carro passou por mudanças significativas no desenho e na sua estrutura e ganhou a versão “station wagon”.

A perua da linha Escort está há bem menos tempo no mercado brasileiro que o sedan (foi lançada aqui como ano-modelo 1997), dividia o mercado com o Palio Weekend, VW Parati e o Corsa Wagon, e conta com um bom número de fiéis compradores.

Até o ano passado, o Escort assinalou vendas totais de 1,1 milhão de unidades no Brasil. O modelo, que já foi o preferido dos “playboys” nos anos 80 – graças à versão esportiva XR3 – vinha perdendo fôlego nos últimos tempos, principalmente com a chegada do Focus em 2001.

Em 2002, modestas 4.781 unidades deixaram as vitrines das concessionárias da Ford, o que certamente deve ter incentivado a montadora a dar a merecida aposentadoria ao veterano modelo.

Voltar ao topo