Completamente diferente a nova geração do Classe A

A nova geração do Classe A, completamente diferente da antecessora, começa a ser vendida em março de 2013 no Brasil. O novo carro da Mercedes-Benz se transformou em um “hatch premium compacto” e aposentou a imagem abalada da minivan pequena, que foi lançada em 1997 e sofreu com os resultados obtidos em testes, principalmente por ter capotado na prova do alce.

Concorrendo com outros modelos alemães, como o Audi A3 e o BMW Série 1, o Classe A custa a partir de 26.150 euros na Europa, com direito a ter uma unidade promovendo o recente lançamento na luxuosa loja da Mercedes-Benz na Avenida Champs-Élysées, em Paris.

O modelo que entrou em produção pouco mudou em relação ao do conceito apresentado no Salão de Xangai de 2011. No visual, o carro segue a atual identidade da Mercedes, com linhas externas ousadas, extremamente dinâmicas, e o interior inspirado em temas aeronáuticos, como hélices e turbinas. As medidas 4,29 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,43 m de altura, com espaço entre-eixos de 2,70 m são bem parecidas com as do novo BMW Série 1. O porta-malas oferece 341 litros de capacidade.

Versões

O Classe A está sendo oferecido no Velho Continente em três versões de acabamento Urban, Style e AMG Sport e conta ainda com pacotes de personalização (Night, Exclusive e AMG Exclusive) e sete diferentes motorizações. Três delas a gasolina, todas com sobrealimentação por turbo, injeção direta e câmbios automáticos de dupla embreagem.

No A180, o motor quatro-cilindros de 1.6 litro gera 122 cavalos (5.000 rpm) e 20,4 kgfm de torque (entre 1.250 e 4.000 rpm), com gerenciamento do câmbio de seis marchas; no A200, o mesmo propulsor é liberado para gerar 156 cavalos com torque de 25,5 kgfm; há ainda a versão esportiva AMG Sport, com tração integral, câmbio 7G-tronic de sete marchas (o mesmo do SLS, entre outros) e motor de 2 litros com 211 cavalos e 30,6 kgfm de torque. A média de consumo prometida, com combustível de boa qualidade, varia de 16 a 18 km/l.

Divulgação
Voltar ao topo