Citroën aposta no Aircross como versão country

Embrião de nova família brasileira da PSA, grupo que reúne a Peugeot e Citroën, é o Aircross.

Ele é a versão “country” do futuro Picasso C3, ou mini-Picasso, que deve chegar dentro de um ano, mais ou menos.

A Citroën está apostando no gosto brasileiro pelas versões campestres, que transparece nas vendas do EcoSport, o maior sucesso na categoria, e nas da linha Adventure, da Fiat e do CrossFox, da Volks. O modelo chega em três versões de acabamento: GL, GLX e Exclusive. Um produto criado por brasileiros para brasileiros.

A Citroën fez questão de salientar origem e destino de seu mais novo lançamento, o utilitário urbano Aircross. O carro é novidade mundial. Seu capô elevado lhe dá certa imponência, mas a opção foi reforçar a presença do carro, objetivo que foi claramente alcançado.

Além dos apliques prateados nas molduras dos faróis auxiliares, o que mais caracteriza o Aircross é o pára-brisa, uma grande peça quase plana, emoldurada por duas barras curvas que se prolongam ao longo do teto, com a função de “rack” porta-bagagens.

O vidrão é ladeado por duas vigias triangulares, gerando a impressão, por fora, de se tratar de um componente único. Por dentro, as colunas finas preservam a visibilidade, reforçada pela posição alta do motorista, muito apreciada, sobretudo, pelas mulheres.

Nas laterais, destaque para o logotipo Aircross em letras gigantes. As rodas de liga leve têm desenho especial, com superfícies negras e detalhes metálicos. Na traseira, “comme il faut”, o estepe está do lado de fora, fixado num suporte lateral preso ao pára-choques.

O pneu estepe na tampa traseira dá mais espaço ao bagageiro, que tem 403 litros e que pode ser aumentado com o rebatimento do banco de trás. A decoração do painel é dominada pelas grandes aberturas do ar condicionado, com molduras prateadas de um material fosco que não impressiona muito e contrasta bastante com os apliques cromados presentes nos comandos do console.

O banco do motorista tem ajuste de altura e o volante pode ser posicionado vertical e longitudinalmente. O carro traz ainda, capa dos espelhos retrovisores cromados, pneus de uso misto e rodas exclusivas Buggy.

O motor é o mesmo presente na linha Citroën brasileira: 1.6 16V Flex de 110 cv a gasolina a 113 cv a álcool. O câmbio de 5 marchas, aliás, segue o padrão francês, com curso um tanto longo.

Em pacote promocional de lançamento, o Aircross será vendido, até 31 de dezembro, com as três primeiras revisões gratuitas em qualquer concessionário Citroën, que inclui as operações de manutenção, mão-de-obra e peças. Outra novidade são os três anos de garantia. Preços sugeridos de lançamento: R$ 53.900,00 (GL), R$ 56.400,00 (GLX) e R$ 61.900,00 (Exclusive).

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