Citroen 2CV ganha estilo futurista

O carismático Citroën 2 CV no ano em que se comemora o 60.º aniversário de lançamento e os 18 anos do encerramento de sua produção, ressurge numa roupagem ultra moderna, que em nada lembra a simplicidade do modelo original.

De autoria do designer francês David Portela, o estudo de estilo é, segundo ele, uma reinterpretação futurista do mítico e popular modelo. “A personalidade do 2 CV original está na expressividade da grade, do conjunto óptico e dos pára-lamas curvados. As formas curvilíneas e os ângulos compõem uma estrutura que agrega estilo retrô e vanguardista”, explica Portela, que é filho de portugueses.

Mas a versão moderna do Citroen 2 CV não é única criação do designer francês. Além de protótipos para marcas como Volkswagen, Peugeot, e Mitsubishi; Portela também emprega sua criatividade para recriar peças de mobília e objetos simples, como lanternas.

Patinho feio

Conhecido como o Ford T da França, o simpático 2 CV é o automóvel mais famoso da Citroën. O espartano carrinho fez sua estréia no Salão de Paris de 1948. Em princípio, suas linhas causaram estranheza entre os franceses, mas sua praticidade e resistência acabaram por cativar os críticos. Ele foi concebido de forma que todas as suas peças pudessem ser removidas e recolocadas com o uso de poucos parafusos.

No início, ele foi equipado com um motor de 375 cm³ de apenas nove cavalos de potência. Posteriormente o propulsor passou para 602 cm³ e 33 cv. Desde o fim dos anos 1940s até 1990, ano em que sua produção foi descontinuada, foram fabricadas 5.114.940 unidades do 2 CV – entre berlinas e furgonetas – nas plantas da Citroën de Ivry, na França, de Vigo, na Espanha, e Mangualde, em Portugal.