Chevrolet Captiva chega ao mercado nacional

Depois da apresentação do “crossover” Captiva Sport, para jornalistas e revendedores em Los Cabos, balneário de luxo no México, o modelo está chegando a rede Chevrolet em todo o País.

A novidade da GMB vai preocupar a concorrência, pois tem muitos trunfos para conquistar o consumidor.

De linhas modernas e elegantes, o Captiva Sport tem espaco para cinco pessoas e muito conforto com a vantagem de chegar com todos os equipamentos incluídos em seu preço sedutor.

Bem urbano, o Captiva é confortável e os bancos dianteiros são confortáveis. O do motorista tem controles elétricos que, conjugados com a regulagem do volante, ajudam a encontrar uma posição confortável para guiar. Na traseira, o espaço é razoável. No porta-malas, de 800 litros, não falta espaço para bagagem.

As versões destinadas ao Brasil serão apenas duas: a AWD, com tração 4×2, e a FWD, 4×4. As duas são equipadas com requintes que vão ao acionamento do motor externamente, por controle remoto. Dá para ligar o carro alguns minutos antes de embarcar, deixando o ar-condicionado refrescar o ambiente, por exemplo.

Na apresentação, andamos com o Captiva comercializado no México, onde é vendida apenas a versão 4×2.

O percurso do teste tinha pouco mais de 100 quilômetros, a maior parte em estrada.

O trajeto ajudou a avaliar pontos fortes do carro, como o motor V6 de 3,6 litros, a gasolina, e o novo câmbio automático, de seis marchas.

Os 261 cv do motor se traduzem numa tocada suave e, quando desejado, quase esportiva.

Além da natural suavidade do V6, o escalonamento do câmbio colabora para uma aceleração rápida e sem solavancos nas trocas de marchas.

Nos trechos de estrada com mão dupla, as ultrapassagens foram fáceis e seguras, sem que o motor precisasse ser levado a rotações muito altas.

Em trecho mais sinuoso, o Captiva se comportou bem, sem sair demasiado de frente e mantendo a trajetória sem exigir correções. Não exploramos seus limites, pois estávamos numa rodovia bem movimentada.

Mas ele transmite confiança. O Captiva Sport acelera rápido, indo de 0 a 100 km/h em 8s4, de acordo com os dados da montadora. Suficiente para um automóvel feito primordialmente para uso familiar.

“Trata-se de um carro familiar”, disse Samuel Russell, diretor de marketing da Chevrolet durante a apresentação do carro. “Podemos tirar compradores de vários segmentos, inclusive dos sedãs”, completou Russell.

Enfim, o Captiva Sport tem tudo para conquistar a família de bom poder aquisitivo ou pessoas que gostam de uma proposta diferente.

Um “crossover” que oferece conforto de sedã e torna a condução prazerosa pela posição de dirigir, que permite grande visibilidade. Preços sugeridos das versões: R$ 92.990,00 e R$ 99.990,00.

Ficha técnica

Motor: 6 cilindros em V de 60º
Cilindrada: 3.564 cm3
Potência: 261 cv a 6 500 rpm
Torque: 32,95 kgfm (336 Nm) a 2 100 rpm
Combustível: Gasolina comum
Consumo: NBR: 7024 (km/l) Cidade/Estrada/(Média) FWD: 8,0 / 12,8 / 9,6 e AWD: 7,6 / 12,2 / 9,2
Transmissão: Automática de 6 velocidades (programações automática e manual)
Dianteira: McPherson, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Traseira: Quatro braços articulados e barra de torção, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Hidráulica, pinhão e cremalheira
Diâmetro de giro: 12,25 (m)
Freios: discos ventilados dianteiros e traseiros, antiblocantes (ABS)
Diâmetro (mm): dianteiro: 296 x 29; traseiro 303 x 20
Rodas: 17 x 7 – Alumínio
Pneus: P235/60R17
Entre eixos: 2.707 mm
Comprimento total: 4.576 mm
Largura carroceria: 1.850 mm
Largura total: 2.085 mm
Altura: 1.704 mm
Bitola: dianteira: 1.569 mm; traseira: 1.579 mm
Altura do solo: 200 mm
Peso: 1.785 (FWD); 1.850 (AWD) (Kg,)
Porta-malas: 821 litros
Carga útil: 433 kg (FWD); 429 kg (AWD)
Tanque comb.: 72l (FWD); 61l (AWD)
Aceleração: 0 a 100 km/h (s): FWD: 8s4; AWD: 8s5

Velocidade máxima: 160 km/h (limitada eletronicamente)