Chevrolet Agile é compacto e espaçoso

Nem muito pequeno, nem muito grande. Assim é o Agile, “hatch” que dá início a uma nova era da General Motors no Brasil.

Tanto que durante a apresentação do novo carro na Argentina, Jaime Ardilla, presidente da montadora para o Brasil e Mercosul afirmou: “Esta é a nova cara da GM no Mercosul”.

“Um carro para atender necessidades e gostos de diferentes tipos de públicos”, complementou Gustavo Colossi, diretor de “marketing” da General Motors do Brasil. Na parte frontal o modelo incorpora a nova identidade visual da marca, com destaque para a enorme grade do radiador.

Ela é cortada por uma barra transversal e carrega a famosa gravatinha dourada, símbolo da Chevrolet.

O desenho dos faróis foi inspirado no do utilitário Captiva. Na traseira tem destacam-se as lanternas que invadem as laterais.

As caixas de roda são grandes, dando um toque mais robusto ao modelo. O modelo chegou as concessionárias nas versões LT e LTZ Hatch. Internamente o Agile tem bom espaço. À distância entreeixos de 2,54 m garante bom espaço para as pernas tanto no banco traseiro quanto no dianteiro.

Todos eles podem ser rebatidos, o que aumenta a capacidade de carga de 327 litros iniciais para 1.140. Além disso, os bancos, eles trazem novas soluções para o tecido, com desenho e texturas bastante agradáveis. O desenho do painel é prático. Os mostradores de velocidade e conta-giros são analógicos, enquanto o restante das informações é exibida em gráficos digitais. O toque de modernidade fica por conta da iluminação “Ice Blue”, semelhante a do Ford Fusion.

O motorista ainda pode optar pelo modo noturno, onde apenas as luzes do velocímetro ficam acesas.

Durante a avaliação do Jornal do Automóvel, o Agile chamava a atenção por onde passava. A posição de dirigir do Agile agrada por ser mais elevada. O ajuste da altura do banco do motorista e da coluna de direção facilita na hora de encontrar a configuração mais confortável. Os comandos estão à mão e a visibilidade traseira é boa. Isto porque os encostos de cabeça são integrados ao banco traseiro e não interferem no campo de visão.

Equipado com 1.4 l EconoFlex é capaz de entregar 102 cv a 6.000 rpm e torque de 13,5 kgfm, com álcool.

Quando abastecido com gasolina, a potência cai para 97 cv (6.000 rpm) e o torque para 13,2 kgfm (3.200 rpm). Na cidade enfrenta com tranqüilidade o trânsito pesado.

Na estrada o Agile precisou um pouco mais de embalo, mas não fez feio nas ultrapassagens.

Em quinta marcha manteve a velocidade de 110 km/h, com o motor trabalhando a 3.500 giros. O Agile chegou para conquistar consumidores emergentes e jovens formadores de tendências. (BN)

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro, comando simples no cabeçote (SOHC), bicombustível
Cilindrada: 1.389 cm³
Potência: 102 cv (A) e 97cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 13,5 kgfm(A) e 13,2 kgfm (G) a 3.200 rpm
Câmbio: Manual, de cinco marchas
Compr.: 3,99 m
Largura: 1,93 m
Altura: 1,47 m
Entre-eixo: 2,54 m
Peso: 1.032 kg (1.075 com ar- condicionado)
Porta-mala: 327 litros
Pneus: (dianteiros e traseiros) 185/60R15
Suspensão: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora, na dianteira; semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril com diâmetro variável e amortecedores pressurizados a gás, na traseira
Freios: Discos ventilados, na dianteira, e tambor, na traseira, com ABS e EBD
Tanque: 54 litros
Preço: R$ 42.706,00

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