Carros já podem estacionar sozinhos

Motoristas que vivem raspando a lateral do carro no portão da garagem, amassando o para-choque na parede, ralando o pára lama do carro que está estacionado ao lado, quebrando uma lanterna aqui, um espelho retrovisor ali, vão ficar mais tranquilos.

É que sistema de estacionamento desenvolvido pela Volkswagen vai resolver o problema.

O sistema, da Volkswagen da Alemanha, funciona sozinho, sem motorista. A pessoa posiciona o veículo perto da vaga onde supõe que o carro caiba. Sai do carro e pelo controle remoto coloca a alavanca do câmbio na posição “P”. O sistema é acionado e então inicia o processo de estacionamento. O monitoramento do local é feito por intermédio de quatro microcâmeras.

Duas câmeras colocadas nos espelhos retrovisores (direito e esquerdo), os sensores ultrassônicos e as câmeras colocadas na frente e atrás do carro emitem sinal de vídeo para o computador central do carro.

Os dados são analisados e os comandos são enviados para a direção e o câmbio. O sistema pode interromper a manobra em caso de risco de acidente. Depois de feita a manobra, o carro é desligado automaticamente.

E os vidros e as portas são fechados. O sistema está em fase de teste. E não há previsão de quando estará disponível para o consumidor. Mas tem muita gente na fila de espera.

Mas a Opel também está interessada nesse tipo de equipamento, tanto que instalou no Insígnia Ecoflex, equipamento opcional semelhante, denominado de Assistente Park (assistente de estacionamento). A montadora alemã anunciou que o Assistente Park é mais uma opção para o Insignia Ecoflex a um preço de 645 euros.

Tal como em todos os sistemas de estacionamento, é composta de cerca de sensores na frente, na traseira e lateral do carro, que ajudam o condutor nas manobras de estacionamento.

Por intermédio da exibição no painel do carro, o motorista pode acompanhar como as manobras estão sendo feitas e para que lado o volante e as rodas estão virando. É uma opção que está se tornando comum.

Voltar ao topo