Camaro é um símbolo que resistiu ao tempo

Quando o assunto é carro, foram poucos os modelos que se tornaram símbolo de algum tempo, e que resistiram ao próprio tempo, ao longo de suas evoluções. Para a General Motors, o Camaro representa muito.

O “muscle-car” é fruto de uma geração no melhor estilo “american way of life”. Capô largo, linha de cintura alta, traseira curta e um motorzão violento para empurrar.

Formas inusitadas e nostálgicas, motor de alta potência com som de orquestra são os atrativos do Chevrolet Camaro, que tem porta-malas maior do que muitos sedãs.

O Chevrolet Camaro é um carro peculiar. Trata-se de um “muscle car” com motor 6.2 litros V8, 406 cv e tração traseira. O novo Camaro chega para colocar seus rivais no lugar. Tanto Ford Mustang quanto o Dodge Challenger, mesmo na versão SRT-8, são mais lentos na aceleração de zero a 100 km/h.

A convite da GM do Brasil, o Jornal do Automóvel participou do teste promovido na pista de testes da Cruz Alta, no Campo de Provas da GM localizado em Indaiatuba, no interior paulista, para que a imprensa especializada pudesse sentir a emoção que dá acelerar seu motorzão 6.2 litros V8 e tracionar suas rodas traseiras.

Demorei um pouco para aprender a conter os 406 cv despejados no eixo traseiro do Camaro. A bordo, chama a atenção a cintura alta, que faz com que motorista e passageiros fiquem envolvidos pela carroceria, como num “cockpit”. Em movimento, o Camaro impressionou pela precisão nas manobras. O carro se mantém literalmente grudado no chão.

Esse incrível equilíbrio em curvas e retas ainda tem suporte dos controles eletrônicos de estabilidade e de tração – sem falar nos freios Brembo com sistema ABS e os vários “airbags”.

Outro destaque no modelo é o sistema de desligamento dos cilindros do motor. Em velocidade constante, o AFM (Active Fuel Management) desliga metade dos cilindros, fazendo com que o motor 6.2 V8 trabalhe como um quatro cilindros. Com isso, o consumo é reduzido em até 7,5%, diminuindo também a emissão de gases poluentes, outro sinal dos novos tempos.

Bastam 4,8 segundos para arrancar até os 100 km/h, com máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Transmissão automática de seis marchas, com “paddle-shifts” atrás do volante, gerencia o torque pesado de 56,7 kgfm, despejado inteiro aos 4.600 rpm.

E não importa em qual circunstância se encontre, o Camaro SS sempre tem potência de sobra. A sua direção, aliás, é muito precisa. As imperfeições da pista são isoladas de maneira adequada.

No Brasil, o charme do Camaro 2011 será o “design” cheio de personalidade, aliado ao “status” de um carro para a elite, que pode chegar a sua garagem por apenas R$ 185 mil.

Ficha técnica

Carroceria/motorização: Passageiro, cupê , 4 passageiros, 2 portas, motorização dianteira, tração traseira
Construção: Carroceria em aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Oshawa Plant, Ontário, Canadá
Principais competidores: Ford Mustang GT e Dodge Challenger SR T8

MOTOR

Modelo: L99
Disposição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: V8
Cilindrada (cm3): 6.162
Válvulas: 16 válvulas, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica: S.F.I. (Sequential Fuel Injection)
Potência máxima (SAE): 406 cv a 5.900 rpm
Torque máximo líquido (SAE): 56,7 kgfm a 4.600 rpm
Combustível recomendado: Gasolina Premium

TRANSMISSÃO

Modelo: Sequencial/Automática de 6 velocidades
CHASSIS/SUSPENSÃO
Dianteira: Independente do tipo Multi-link
Traseira: Independente do tipo Multi-link
Direção: Hidráulica

FREIOS

Tipo: Discos ventilados dianteiros e traseiros, sistema de freios antibloqueante (ABS)
Diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 355 x 32; Traseiro 365 x 28,

CAPACIDADES

Porta-malas: 384 litros
Tanque de combustível: 71 litros

DESEMPENHO

Velocidade máxima: 250 km/h (limitada eletronicamente)
Aceleração: de 0 a 100 km/h em 4,8 (s)