Orgulho

Brasil é o quarto melhor mercado para a Citroën

Entre as dez marcas que mais vendem no Brasil, a Citroën ocupa a 9ª posição (à frente apenas da Nissan), com 1,95% da fatia do mercado no primeiro quadrimestre de 2014 ou 20.577 modelos emplacados. Os números podem soar como modestos, comparados às montadoras que figuram na parte de cima do ranking. No mesmo período, a Renault, por exemplo, comercializou com um único modelo, o Sandero, dez mil unidades a mais que toda a gama da conterrânea francesa.

No entanto, a Citroën vem comemorando seu momento no país. O mercado brasileiro é o quarto melhor para a marca no mundo e o que mais consome a família DS fora dos países produtores da variação de luxo e esportividade do C3.

Disposta a incrementar ainda mais esse cenário tropical, a fabricante acaba de reorganizar seus modelos compactos. A principal novidade é ampliação de quatro para seis no número de versões do hatch premium C3, seu carro-chefe em vendas, com 2,6 mil unidades/mês. É uma tentativa de melhorar o custo/benefício numa faixa de R$ 20 mil de diferença.

Quem desejava um C3 com câmbio automático e achava que pagar R$ 55 mil era salgado demais pela versão Exclusive a única até então a oferecer esse tipo de transmissão , agora pode dispensar a embreagem por R$ 49.990. É o preço sugerido da Tendance 1.6 flex automática, com transmissão de quatro velocidades. O bloco rende 122 cv e 16,4 kgfm de torque. Além disso, na linha anterior da Exclusive só estava disponível a motorização 1.5 (96 cv e 14,3 kgfm).

Outra novidade é a configuração Attraction 1.5 flex, que custa R$ 43.990, e acrescenta em relação à de entrada Origine 1.5 flex (R$ 40.990) rodas de liga leve aro 15, luz diurna em led, retrovisores e vidros elétricos, faróis de neblina e rádio com bluetooth, entrada auxiliar e USB. A topo de linha Exclusive agora é impulsionada pelo motor 1.5 (além do 1.6). O bloco recebeu nota A no Programa de Etiquetagem do Inmetro e vem sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas.

O para-brisas Zenith, com visão panorâmica e de série na Tendance e Exclusive, foi ampliado de 99 cm para 135 cm, deixando a área envidraçada ainda maior.

Aircross e C3 Picasso

A linha 2015 do C3 Picasso e do Aircross também chegam com atualizações. Houve alinhamento dos nomes das versões e a adição de conteúdos importantes. A aventureira ganha máscara negra nos faróis, sensor de estacionamento de série, acabamento na cor grafite nas barras do teto, molduras dos faróis de milha e estribos laterais, além da opção de pintura branca perolizada. Nas versões Exclusive, maçanetas das portas e espelhos retrovisores externos recebem a mesma cor grafite. O Aircross começa em R$ 55.190, na versão manual Tendance 1.6.

Já a minivan passa a vir de fábrica com vidros traseiros elétricos e tem novas nomenclaturas. A de entrada passa a ser a Origine 1.5, que custa R$ 46.890. A intermediária Tendance permite a escolha entre motor 1.5 manual ou 1.6 automática, por R$ 49.790 e R$ 54.890, respectivamente. A versão mais cara, a Exclusive 1.6, sai por R$ 55.890 no manual e R$ 59.890 na automática.