BMW investe na F 800 R brasileira

Depois de produzir a primeira motocicleta BMW fora da Alemanha, em quase um século de existência da marca, com o modelo G 650 GS, a montadora amplia sua linha brasileira, instalada em Manaus, Amazonas, com a F 800 R, que deve chegar ao mercado em abril. Implantada dentro do parque industrial da nacional Dafra, por meio de acordo -a linha de montagem que inclui funcionários treinados na Alemanha e maquinário próprio-, vai se sofisticar ainda mais, produzindo uma moto equipada com motor de dois cilindros, diferentemente da G 650 GS, com um cilindro, abrindo espaço também para os outros modelos da família F.

A nova F 800 R “made in Brasil”, com estilo “naked”, nitidamente inspirado no modelo K 1300 R, vai abrir caminho para a produção (ainda não confirmada) do modelo irmão, F 800 GS, com estilo “on-off Road”, que usa o mesmo quadro e motor, porém tem visual inspirado na clássica GS 1200, além de facilitar a logística de fabricação e assistência técnica.

O motor da F 800 R, projetado pela BMW, mas fabricado pela austríaca Rotax, é o primeiro na história da marca com dois cilindros paralelos. O motor, equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica, com inclinação de 8 graus, 798 cm³ e oito válvulas, fornece 87cv a 8.000 rpm e torque de 8,3kgfm a 6.500rpm.

Seu quadro tem dupla viga em aço, com motor integrado, mas a balança da suspensão traseira, assim como os aros de 17 polegadas, são em alumínio. A suspensão dianteira tem garfo telescópico com tubos de 43mm de diâmetro e 125mm de curso.

Sua suspensão traseira, mono, também tem 125 mm de curso. O freio dianteiro tem duplo disco de 320 mm e o traseiro disco simples, de 265 mm, e sistema ABS.

O tanque de combustível fica sob o banco, rebaixando as massas, e comporta 16 litros. O peso a seco é de 177 kg, o banco é regulável na altura e a transmissão final é por corrente.

A moto vem equipada com sistema de freios ABS de série. Outra providência da BMW no Brasil para concretizar os planos de expansão para o segmento acima dos 500 cm³ é o aumento da rede de concessionárias, com a abertura de até 12 revendas este ano.

Com a produção do modelo F 800 R no Brasil, o preço também será reposicionado para baixo, em função da eliminação de impostos. De acordo com a montadora, o preço sugerido do modelo produzido no País deve ficar abaixo dos R$ 38 mil, valor mais competitivo, inferior em cerca de 35% ao do modelo até então importado, o que deve alavancar as vendas internas.

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