Bertone Mantide foi ao salão chinês

Este ano, o Shanghai Auto Show apresentou modelos interessantes. Entre eles o Mantide, desenhado por Jason Castriota, que criou belíssimas máquinas nos diversos estúdios de desenho pelos quais passou. Na Pininfarina, por exemplo, foi de sua prancheta que saiu o Ferrari P4/5.

Agora, no Stile Bertone, empresa que ainda enfrenta incertezas, especialmente pela disputa familiar que vem enfrentando, Castriota criou u’a máquina que promete ser interessante, mas que, por ora, é só um sonho. Uma lágrima em forma de cupê que inspirado em aviões e carros de F1. E ela se chama Mantide.

Construído sobre a base do Chevrolet Corvette ZR1, o novo carro teve peso reduzido e a ajuda de um túnel de vento para atingir um coeficiente aerodinâmico de 0,298.

Nada impressionante, considerando que o novo Mercedes-Benz Classe E Coupé tem coeficiente de 0,24. A vantagem do desenho seria mais sustentação negativa, com o fluxo de ar pressionando o carro para baixo.

Isso se faz necessário pelo potente motor que empurra o Mantide para a frente. Trata-se de um V8 de 6,2 litros com compressor e capaz de gerar 647 cv. Com 100 kg a menos do que um ZR1 (que pesa 1.519 kg), o novo esportivo da Bertone acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 s e atinge a velocidade máxima de 351 km/h.

O estúdio italiano não faz menção a isso, mas, segundo alguns rumores, o Mantide poderá ser encomendado no futuro como um veículo de produção, ainda que em números reduzidos e a preços bastante altos. Resta saber quem vai querer e poder colocar um deles na garagem.

Voltar ao topo