Arrecadação nos Portos do Paraná tem aumento de 8%

A arrecadação de tarifas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) no primeiro semestre deste ano apresentou um aumento de 8% no comparativo com o mesmo período do ano passado. O aumento foi de R$ 58,84 milhões para R$ 63,54 milhões. ?Isso mostra um aumento efetivo na atividade portuária do Paraná?, explica o superintendente Eduardo Requião. ?As tarifas públicas praticadas pelos nossos portos são as mais baixas do país e não sofrem nenhum tipo de reajuste há quatro anos e meio?,

Os Portos de Paranaguá e Antonina, acrescenta o superintendente, têm atraído mais clientes e parceiros por causa da alta produtividade, superior aos demais portos do País, e por causa de características exclusivas que os diferenciam dos outros portos brasileiros.

Os clientes que utilizam o Porto de Paranaguá para movimentar suas cargas apontam as vantagens do terminal. É o caso da Sadia. Blásio José München, gerente de operações portuárias da empresa, explica que a produção das fábricas da Sadia no Paraná é voltada, em sua grande maioria, à exportação para países do Golfo Pérsico que, na maior parte das vezes, embarcam a produção em navios-frigoríficos.

?O fato do Porto de Paranaguá possuir um armazém frigorífico, que agora está sendo ampliado, é um grande atrativo para nós. Outro ponto importante é a infra-estrutura criada no Terminal de Containers. Hoje, ele é um dos terminais portuários melhor aparelhado para escoamento de carga de container, trazendo mais um diferencial para o porto?, afirma München.

O gerente da Sadia destaca ainda algumas ações realizadas pela Appa, como a pavimentação das ruas de acesso e da faixa portuária. ?Esta era uma reivindicação antiga e que agora foi atendida. Isso nos permite manter melhores níveis de limpeza, mais velocidade e menor desgaste dos equipamentos. Estamos satisfeitos com estas obras que facilitaram bastante as operações?, salienta.

O terminal exclusivo para embarque de açúcar é outro atrativo do porto. Criado em 2002 por um grupo de nove empresas e cooperativas, a Paraná Operações Portuárias (Pasa) tornou-se o primeiro terminal especializado no embarque de açúcar a granel da região Sul do País.

De acordo com o gerente-geral da Pasa, Pérsio Souza de Assis, com o terminal exclusivo, não há risco de contaminação. ?Isso faz com que os clientes dêem preferência em comprar açúcar do Paraná para poder escoar a carga por aqui?, afirma. Além de exportar o açúcar produzido pelas nove empresas associadas, a Pasa também presta serviço para outras indústrias do setor, inclusive de fora do Paraná

A estimativa da Pasa é que este ano, a movimentação no terminal de açúcar vai ser de 1,6 milhão toneladas, contra 1,28 milhão de toneladas movimentadas no ano passado. A previsão para o ano que vem é chegar a 2 milhões de toneladas movimentadas, sendo 100% desta carga destinada à exportação.

O Terminal Privado de Containers (TCP) também pode ser apontado como um diferencial de Paranaguá. Com alta capacidade de recebimento e equipamentos de última geração, o terminal se destaca pela eficiência e qualidade no serviço. De acordo com o gerente comercial do TCP, Marcelo Marder, estes diferenciais permitem que o terminal ofereça vantagens exclusivas para importadores e exportadores.

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