Apuração parcial mostra disputa acirrada para presidência do México

Brasília ? As eleições presidenciais no México foram realizadas no domingo (3). Até agora, segundo o Programa de Resultados Preliminares (Prep) do Instituto Federal Eleitoral (IFE) mexicano, a apuração dos votos mostra que a diferença entre os dois candidatos que lideram a disputa é de cerca de um ponto percentual.

Felipe Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN), tem a preferência de 36,38% dos eleitores. Em segundo lugar, vem López Obrador, da Aliança para o Bem de Todos, com 35,34%. No total, 98,5% das atas com os votos já foram processadas, num sistema de apuração por amostragem.

Cada uma das 130.788 atas corresponde a um posto de votação, explicou o secretário de Assuntos Econômicos da embaixada do México no Brasil, Marco Antonio Huerta De acordo com ele, amanhã (5) terá início a contagem definitiva de cada ata. A previsão é de que o resultado oficial do pleito seja divulgado no domingo (9).

O representante da embaixada do México disse que ainda é cedo para afirmar quem será o vencedor da eleição, de apenas um turno. "Até agora não é possível dizer quem ganhou, porque a diferença é mínima". Ele explicou que a duração do mandato presidencial no México é de seis anos e que não há previsão constitucional de reeleição.

Voltar ao topo