Apple lança celular que incorpora iTunes e iPod mais fino

Depois da câmera, a música digital parece ser a grande aposta da indústria de telefonia móvel. Hoje o presidente da Apple, Steve Jobs, lançou o Rokr, fabricado pela Motorola, um celular que incorpora o software iTunes, da Apple, e pode armazenar cerca de 100 canções. O aparelho prateado tem tela colorida, som estéreo e também tira fotos. O iTunes é o coração do iPod, tocador de música digital da fabricante americana de computadores. Jobs também anunciou o iPod Nano, mais fino que um lápis e cerca de um terço menor que o iPod Mini, modelo compacto anterior.

A Cingular Wireless, uma joint venture da SBC Communications e da BellSouth, nos Estados Unidos, começa a vender amanhã o produto, com exclusividade para o mercado americano. O preço é de US$ 249 para clientes que assinarem um contrato de dois anos. "Se for fácil de usar, a este preço, acho que o produto voará das prateleiras", afirmou o analista Ed Snyder, da Charter Equity. "A Cingular será beneficiada pela combinação das marcas da Motorola e da Apple." A Motorola prepara o lançamento do produto no Brasil, que deve acontecer em breve.

Para alguns, porém, o novo celular não tem estilo suficiente para atender às expectativas criadas pelo iPod e pelo Razr, telefone ultrafino da Motorola. Outros reclamam da capacidade do celular, pois os donos de iPods estão acostumados a carregar milhares de músicas. "Ele não tem o gancho emotivo que o Razr ou o iPod têm", afirmou o analista John Jackson, do Yankee Group. "Quando alguém tirá-lo do bolso no bar, ninguém vai dizer: ‘que aparelho legal!’ "

A Apple vendeu mais de 21 milhões de iPods desde o lançamento do produto, em 2001. O consumidor pode transferir música de seu PC ou Macintosh para o Rokr. "É um iPod Shuffle em seu telefone" afirmou Jobs, referindo-se a um modelo simples do tocador de música digital, com memória flash no lugar de disco rígido. De acordo com alguns analistas, os celulares que tocam música podem competir com o iPod. Ao se aliar à Motorola, a Apple buscou garantir a sua liderança em música eletrônica, independente do aparelho usado pelo consumidor.

O iPod Nano de 4 Gigabytes, com capacidade para mil músicas, custará US$ 249 nos Estados Unidos, e o de 2 Gigabytes, US$ 199.

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