Analistas prevêem alta da inflação

Brasília – A previsão do mercado financeiro para a inflação nos próximos 12 meses, divulgada nesta segunda-feira (20) pelo Banco Central, é de ligeira alta em relação à estimativa da última segunda-feira. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) era estimado em 4,09% há uma semana e subiu para 4,13%, de acordo com o Relatório de Mercado do Banco Central, feito com base em pesquisa junto às principais instituições financeiras do país.

A alta de preços com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), no entanto, estima variação maior nesta semana em relação à semana passada. Enquanto na última segunda-feira a previsão era de 3,88% para os próximos 12 meses, o índice projetado na previsão divulgada hoje ficou em 3,94%.

Em relação ao dólar, a cotação prevista para o último dia de dezembro é de R$ 2,15,  correspondendo ao mesmo valor previsto na última semana.

Quanto à taxa de juros anual, a Selic, a previsão também coincide com a da última semana: deverá fechar o ano em 13,25% e ficará em 12% ao final de 2007, segundo o mercado financeiro.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas geradas no país -, em 2006 deverá ser de 2,95%, contra a previsão de 2,97% estimada na semana passada. Para 2007, o crescimento do PIB é de 3,5%, segundo o relatório semanal do BC.

Voltar ao topo