Alunos da rede pública mostram ótimo desempenho na UFPR

A aprovação de alunos da rede pública no vestibular da Universidade Federal do Paraná ultrapassou em 99, além das 831 vagas reservadas para cotistas. O número de cotas é equivalente a 20% do total de vagas da instituição, tanto para o estudante da rede pública, como para os afro-descendentes.

O secretário da Educação, Maurício Requião, avalia como um resgate da credibilidade da escola pública. "Apostamos na aplicação de uma proposta de gestão democrática oferecendo incentivo aos professores por meio de cursos de formação, de concursos e, sobretudo com a criação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), que aumentou o valor pago pela hora atividade, o que motivou e estimulou os professores a se empenharem na melhoria da qualidade do ensino".

A chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba e Região Metropolitana, professora Sheila Marise de Toledo, também comemora o desempenho dos alunos da rede pública no vestibular da UFPR. "O resultado é um reflexo de todos os avanços obtidos na educação pública do Estado."

De acordo com dados do Núcleo Regional, alguns dos aprovados na vestibular da UFPR são: 45 alunos do Colégio Pedro Macedo, 25 do Paulo Leminski, 15 do Rio Branco. Observando que nos demais colégios ainda não foi feito um levantamento preciso.

"Esse é o nosso objetivo", diz Sheila, referindo-se aos resultados. "Que sejam medidos pelo desempenho dos nossos alunos". A professora apontou o aumento da carga horária em diversas disciplinas da base comum do ensino, como matemática e português, como uma forte contribuição para melhorar a preparação do aluno para o vestibular. 

Voltar ao topo