Alencar reúne-se com comandantes do Exército e Aeronáutica

Brasília, 04 (AE) – O ministro indicado para o Ministério da Defesa, vice-presidente José Alencar, iniciou hoje mesmo os contatos com as Forças Armadas e reuniu por mais de duas horas em seu gabinete no Palácio do Planalto o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, e o do Exército, general Francisco Albuquerque. O encontro ocorreu no fim da tarde, depois que Alencar havia conversado com o ministro demissionário José Viegas, em sua residência, no Palácio do Jaburu. O comandante da Marinha, almirante Roberto Carvalho, estava na Bahia e não participou do encontro.

Ao sair da reunião, Bueno afirmou que nada conversou com o novo ministro, apesar da longa duração do encontro. “Foi só uma conversa amigável e não tratamos de nenhum assunto de serviço”, garantiu. O brigadeiro considerou a indicação “muitíssimo boa”. “Acho boa (a solução); foi o presidente que deu a solução, (é) maravilhosa”, concluiu. Bueno não quis comentar a nota divulgada por Viegas. “Eu não vi a nota ainda”, disse, despedindo-se. Albuquerque despistou a imprensa e não falou com os repórteres, após o encontro.

A indicação de Alencar para o ministério começou com uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 9h45, da qual participou também o ex-ministro. Naquele encontro, o presidente aceitou a renúncia de Viegas apresentada por carta no dia 22 de outubro. Logo depois a decisão do presidente foi oficialmente divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto, às 11 horas.

Alencar passou o dia evitando dar qualquer declaração sobre os assuntos relativos à sua pasta. E não quis dar informações sobre as negociações para sua nomeação, que surpreendeu até mesmo seus assessores diretos na Vice-Presidência da República. “Só falo sobre esses assunto depois da posse marcada para segunda-feira (08)”, disse ele, ao sair para almoçar no Jaburu, onde se encontraria com Viegas.

Perguntado sobre se estava animado com a nova missão, aproveitou para fazer graça. Com seus 73 anos completados no dia 17, Alencar respondeu que “nós jovens somos sempre muito animados”.

Sobre o encontro com Viegas, Alencar disse apenas que “foi uma conversa muito boa, muito amigável”. O vice-presidente cancelou sua ida ao Rio em que iria acompanhar Lula à Cúpula de Presidentes do Grupo do Rio, e ainda não havia conversado com as lideranças militares, quando chegou ao seu gabinete, após o almoço.

Alencar deverá conciliar as atividades na Vice-Presidência com a de ministro permanecendo a maior parte do seu dia no Ministério da Defesa.

O vice-presidente estava na Europa quando foi publicada a reportagem sobre as supostas fotografias do jornalista Vladimir Herzog, assassinado nos porões do Doi-Codi em São Paulo em 1975, pelo jornal “Correio Braziliense”, dia 17 de outubro e que deu início à crise terminada hoje. Quando voltou ao Brasil, dia 20, a nota do Exército feita a pedido do presidente Lula, já havia sido divulgada.

Voltar ao topo