Alemães lamentam fim do sonho na Copa

Christophe Simon/AFP

Depois de ter chorado a derrota da Alemanha para a Espanha na semifinal da Copa do Mundo (1-0), a imprensa alemã procurou consolo nesta quinta-feira insistindo em ressaltar o futuro promissor de uma jovem ‘Mannschaft’, que mereceu perder para a ‘Fúria’.

“Os espanhóis mereceram vencer, dominaram e fizeram a bola circular de maneira impressionante”, considera o jornal Bild, reconhecendo que “faltou coragem e inteligência”.

Mas “Levantem a cabeça meninos!”, Voltaremos em quatro anos para buscar a Copa!” no Brasil, indicou, antes de acrescentar que “a jovem equipe alemã tem um grande futuro pela frente”, e que espera obter a terceira posição no confronto de sábado contra o Uruguai.

O Die Welt também esbanja otimismo, colocando ao lado da foto em sua capa os números “54, 74, 90, 2014”, em referência às vitórias passadas da seleção alemã e da que está por vir.

“Não há muitas partidas neste Mundial em que a vitória tenha sido tão merecida” como a dos espanhóis, resume o Frankfurter Rundschau. “Mas o caminho dos alemães continua e está longe de acabar”, considera.

Para este periódico, os alemães “estão entre os grandes vencedores deste Mundial: há apenas quatro semanas, ninguém teria apostado em um desempenho tão valente. Os jogadores alemães conquistaram os corações da metade do mundo do futebol”, indica o jornal.

“A Espanha não é a Inglaterra, nem a Argentina e aqueles, inocentes, que acreditavam em uma nova vitória por quatro gols da equipe alemã levaram um banho de agua fria”, constata o Berliner Zeitung, mais realista.

“A decepção é grande”, indica o diário Die Welt.

“Os espanhóis foram melhores, vamos reconhecer. E fiquemos alegres por toda esta equipe da Alemanha que nos proporcionou ao longo destes dias maravilhosos na África do Sul o reconhecimento e o entusiasmo do mundo, porque o futebol alemão conseguiu se renovar” e tem o futuro garantido, destaca.