Alckmin vai priorizar ações no Nordeste, diz Heráclito

O senador piauiense Heráclito Fortes (PFL), um dos coordenadores nacionais da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência, afirmou que o tucano deverá mudar o tratamento do governo federal com o Nordeste. "Estamos cansados de promessas vazias. Alckmin tem propostas concretas para o Nordeste como poucas vezes se viu", disse o senador.

Segundo Heráclito, o candidato vem discutindo estes temas com as lideranças regionais e deverá assegurar o Nordeste como prioridade a partir do próximo ano, caso seja eleito. Entre os projetos de Alckmin, o senador destaca os de caráter estruturante, que podem significar um salto de desenvolvimento para o seu Estado. Um exemplo é a construção da Ferrovia Transnordestina e do Gasoduto interligando o Ceará, o Piauí e o Maranhão. "O presidente Lula e o governador Wellington Dias anunciaram recursos para essas obras, mas é tudo virtual, nada saiu do papel", afirmou.

Heráclito acredita que Geraldo Alckmin, como presidente, dará atenção e apoio aos cerrados piauienses, porque apesar da grande produção, falta infra-estrutura. "Nosso interesse é que o futuro governo de Geraldo Alckmin modifique o tratamento degradante que a União dá aos Estados e municípios que ficam à mercê dos repasses do governo central", comentou.

O coordenador de campanha citou o programa Novo Nordeste, lançado por Alckmin, que prevê um adicional orçamentário à região de acordo com a dimensão do desequilíbrio regional, a partir de 2008. "Isso será de importância maior para reduzir as desigualdades na região." Ele ainda citou pontos com a recriação da Sudene e a implantação de fundos de financiamento, o desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar.

Voltar ao topo