Agricultores gaúchos têm de deixar prédio invadido até às 10 horas

Os 450 integrantes dos movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e dos Pequenos Agricultores (MPA) do Rio Grande do Sul que invadiram o Centro Tecnológico Agropecuário do Ministério da Agricultura, em Sarandi, no norte do estado, têm até às 10 horas de hoje para deixar o local. A reintegração de posse foi concedida ontem à noite pelo juiz substituto Enrique Feldens Rodrigues, da 1ª Vara da Justiça Federal de Passo Fundo, atendendo pedido da Advocacia-geral da União (AGU).

Se os colonos não deixarem o local pacificamente, a Polícia Militar está autorizada a usar a força para fazer a retirada a partir das 20 horas desta quinta-feira, quando terminam as 24 horas estabelecidas pelo magistrado para que os invasores sejam retirados da área. Segundo o delegado do Ministério da Agricultura no estado, Francisco Signor, a propriedade, de 180 hectares, onde são criadas 800 cabeças de gado, é área de segurança nacional.

Os colonos que ocuparam ontem a área do governo federal são provenientes de acampamentos da região. Os líderes dos dois movimentos disseram que o objetivo da invasão é pressionar a União a acelerar os processos de desapropriação e assentamentos de famílias no estado.

Voltar ao topo