Agentes de turismo debatem projeto de roteirização no Paraná

O Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Sebrae Nacional, promoverá encontros técnicos em Foz do Iguaçu (PR). As reuniões ocorrerão nos dias 19 e 20 de janeiro e contarão com as presenças de cerca de 22 pessoas, entre elas, consultores externos, representantes de secretarias municipais de Turismo e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os profissionais do Sebrae no Rio Grande do Sul que atuam no Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo Rota das Missões, que agrega cidades como Santo Ângelo, distante 442 quilômetros de Porto Alegre, participarão do evento. O objetivo da iniciativa é promover a organização do intercâmbio de metodologias e experiências sobre roteirização.

A roteirização é o processo de unir, a partir de um planejamento integrado, em um mesmo itinerário, atrativos, equipamentos e serviços turísticos de uma ou mais região turística, de forma a agregá-los e consolidá-los em um produto de turismo, que será comercializado no mercado. Esta estratégia integra o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, realizado pelo Ministério do Turismo, com o objetivo de desenvolver o setor nas cinco regiões do País.

?Todas as ações que estão em andamento no Estado serão repassadas aos demais agentes da Rede de Cooperação. Teremos a oportunidade de saber como as atividades turísticas recebem apoio nos estados do Paraná e Santa Catarina?, destaca a consultora do Sebrae no Rio Grande do Sul, Karin Goidanich.

Ela explica que a rede tem como meta socializar as metodologias dos participantes do Programa de Regionalização do Turismo em todo o Brasil e promover a realização de planejamentos estratégicos integrados entre os estados.

O roteiro turístico da região Sul, a Rota das Missões, reúne os municípios paranaenses de Foz do Iguaçu e Guairá e as cidades gaúchas de Caibaté, Entre-Ijuís, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões e São Nicolau. Destaca-se ainda neste itinerário a integração com o Circuito Internacional das Missões, envolvendo os sítios de San Ignácio e Sant?Ana Loreto, na Argentina, e Encarnación, Trinidad e Jesus, no Paraguai.

A roteirização integra as ações de estímulo ao APL de Turismo Rota das Missões, que incentivarão um aumento de 5% na taxa de ocupação dos hotéis, a formação de uma central hoteleira e a abertura de seis postos de informações na região. Além dessas atividades, também estão previstas a formação de rotas gastronômicas e a legalização de associações de artesãos e de agroindústrias da área, para atender a demanda de turistas.

Voltar ao topo