Agência Espacial planeja ”grandes lançamentos” de Alcântara em 3 anos

Brasília ? A Base de Alcântara, no Maranhão, deve estar pronta para "grandes lançamentos" em no máximo três anos. Essa é a previsão do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi. "Nós não temos ainda a base de Alcântara equipada para lançamento de naves, por exemplo. Mas eu espero que dentro de 2 ou 3 anos, com a complementação da infraestrutura, Alcântara possa fazer lançamentos como do foguete Ciclone, que é um foguete nosso em sociedade com a Ucrânia", diz Gaudenzi.

Até o momento, a base só tem feito lançamentos de foguetes de sondagem. Alcântara é considerada a melhor base do mundo pela sua posição geográfica e regularidade no clima, fatores que facilitam o lançamento."A base se situa quase na linha do Equador, 2 graus sul do Equador, ela aproveita o empuxo de rotação, e isso reduz o combustível para lançar o foguete", explica o presidente da AEB.

Em agosto de 2003, um Veículo Lançador de Satélites (VLS) explodiu na Base de Alcântara, causando a morte de 21 pessoas. Para recuperar as instalações danificadas pelo acidente, além dos R$ 37 milhões consumidos anualmente para manutenção, o governo passou a liberar outros R$ 100 milhões anuais.

Voltar ao topo