Agência de Desenvolvimento espera que PAC estimule inovação industrial

Rio de Janeiro – As obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) podem ser uma oportunidade para a utilização de materias de construção modernos, feitos a partir de tecnologias inovadoras, sustentáveis e mais econômicas. A expectativa é do diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Evando Mirra.

Para ele, o Programa de Aceleração do Crescimento relança as bases do investimento em infra-estrutura no país e gera oportunidades no campo da inovação. Como exemplo, Mirra indicou a pavimentação das estradas nacionais. O PAC abriria oportunidades para o aproveitamento de materiais como o cimento feito a partir de rejeitos do petróleo.

?Você barateia a produção de cimento usando ingredientes que são nobres para essa fabricação, mas que são baratos porque vêm como rejeitos de petróleo?, afirmou o diretor de Inocação da ABDI, à Agência Brasil.

Segundo ele, outra linha de pesquisa interessante é o da proteção superficial de cimento e concreto, o que já vem sendo obtido a partir de revestimento com matérias-primas como borracha ou tinta. Esses materiais atuam como bloqueio ou escudo  para manter as propriedades do cimento por muito mais tempo.

?Para que isso seja rentável, você tem que ter escala. O PAC cria condições excepcionais para que a gente aproveite essa oportunidade e instaure práticas mais modernas e inovativas para os materiais de construção. Isso vale para todo o espectro de ações. Abre oportunidades para o ambiente inovador.?

A ABDI é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, instituída como Serviço Social Autônomo.

Busca promover o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. Atua de acordo com diretrizes estabelecidas por representantes do governo e da sociedade civil.

Voltar ao topo