Aeronautas tentarão apresentar nova proposta sobre a Varig na sexta-feira

Rio – O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) tentará apresentar, sexta-feira (4), em reunião convocada pelo Ministério Público do Trabalho, uma proposta mais concreta em busca de uma solução que contemple os trabalhadores e a Nova Varig. A informação foi dada pelo diretor do SNA, Leonardo Souza.

Na reunião de hoje (1), não houve acordo entre representantes da Varig, da VarigLog (compradora da empresa) e dos sindicatos nacionais dos aeronautas e aeroviários. Eles discutiram o pagamento das dívidas trabalhistas da Varig com os empregados, dos salários atrasados e da indenização dos 5,5 mil funcionários demitidos da empresa na semana passada.

"Os trabalhadores estão há quatro meses sem salários e agora com possibilidade de sair do processo sem verba rescisória", disse Leonardo Souza. Segundo ele, isso não estava previsto no plano aprovado na última assembléia de credores. O que estava previsto é que as dívidas contraídas antes do processo de recuperação judicial seriam pagas de acordo com o que foi aprovado no plano, o que inclui a emissão de debêntures com valor de face de R$ 50 milhões e juros anuais de R$ 4,2 milhões, a serem pagos em 10 anos, explicou o sindicalista.

A Varig quer agora "jogar através de um acordo coletivo as verbas rescisórias e salários atrasados dessa forma", ressaltou Souza. "E a gente não pode tratar verbas rescisórias e salários atrasados dessa forma", afirmou.

Ele informou que o sindicato está tentando negociar a manutenção da nova empresa com a possibilidade de recuperar rapidamente os empregos e também garantir a sobrevivência dos demitidos da velha Varig, enquanto não há a transição entre as empresas. De acordo com Souza, as negociações estão mais adiantadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia.

Voltar ao topo