58% das empresas que financiam campanhas esperam vantagens

Em ano de eleições, 58% das empresas que fazem financiamentos para campanhas eleitorais esperam obter vantagens com as doações. Esse é um dos principais resultados do questionário distribuído para mais de 3.500 pessoas pela empresa de Consultoria em Gerenciamento de Risco Kroll e pela ONG Transparência Brasil.

O trabalho teve início há mais de um ano e nasceu da idéia de questionar funcionários de alto escalão de grandes empresas nacionais e multinacionais sobre fraude e corrupção. Mais de cem empresas foram convidadas a responder à pesquisa, através de um site na internet.

Segundo o presidente da Kroll, Eduardo Sampaio, a questão dos financiamentos foi uma das mais reveladoras. O questionário perguntava se a empresa havia se sentido compelida a fazer financiamentos para candidatos ou partidos. Do universo de corporações que disse sim, nenhuma afirmou que não teve a intenção de se beneficiar com as doações. “58% das empresas disseram que esperavam receber vantagens. Os 42% restantes não responderam”, explicou.

Voltar ao topo