“Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais” estréia amanhã

Maio, no Festival de Cannes. A Croisette está fervendo neste dia de sol, mas algumas dezenas de jornalistas do mundo todo largam tudo para assistir, na Sala Luis Buñuel, do Palais, a uma prévia de "Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais", que estréia amanhã (7) nos cinemas brasileiros. Assiste-se a 20 minutos de projeção do filme, seguidos de debate com os diretores Nick Park e Steve Box, o produtor Peter Lord e o superprodutor Jeffrey Katzenberg, da DreamWorks. Park já foi homenageado no Festival de Curtas de São Paulo. É fera na animação conhecida como stop-motion, mas isso você já sabe – basta lembrar "A Fuga das Galinhas".

"Wallace e Gromit" estão ganhando seu primeiro longa, mas não são exatamente principiantes no cinema. Há 16 anos, a dupla surgiu num curta de animação de Nick Park que virou cult – A Grand Day Out. O inventor excêntrico (e viciado em queijo) e seu cachorro podem ter exigido tempo e paciência do diretor, que demorou seis anos para concluir o projeto, mas em compensação abriram para Park as portas da Aardman Animations, na qual ele foi convidado a trabalhar.

Em 1990, Park conseguiu o prodígio de concorrer consigo mesmo ao Oscar de animação. Crature Comforts roubou a estatueta dourada de" Wallace & Gromit", mas em 1994 o segundo curta com o inventor e seu cachorro, The Wrong Trousers, ganhou o Oscar de curta de animação e, dois anos mais tarde, outro curta de Park com a dupla também foi premiado pela Academia de Hollywood – "A Close Shave".

"A Batalha dos Vegetais" é uma parceria da Aardman com a DreamWorks. O co-diretor Box é estreante. Faz uma comparação curiosa. "Fazer um filme de 30 minutos com Wallace e Gromit exige tempo, disposição e dinheiro. Fazer um filme de 85 minutos exige muito mais – é como construir a Grande Muralha da China com palitos de fósforos." Nick Park conta qual foi a etapa mais difícil – "Nada é simples num projeto deste porte, mas o mais complicado foi formatar a história. Demoramos um tempão para chegar à idéia do Coelho-Monstro." E ele acrescenta – "As histórias de Wallace e Gromit sempre fizeram referência a outros filmes e gêneros. Achamos que seria divertido retomar o espírito dos antigos clássicos de terror da Universal."

E assim surgiu a história de Wallace que cria vegetais gigantes para a grande feira anual, mas precisa recorrer ao fiel amigo Gromit quando um superpredador invade as plantações na qual cultiva seus novos experimentos. Wallace e Gromit viraram sócios numa empresa de controle de pragas e… Bem, por detrás de tudo está o esnobe pretendente da organizadora da feira, Lady Tottington. Victor Quatermaine é o vilão que, como o herói Wallace, também tem seu complemento animal – o Coelho-Monstro.

Wallace, no original, fala com a voz de Peter Sallis. Gromit, você sabe se conhece a dupla, não fala. É uma característica essencial na dinâmica dos dois. Wallace age e fala. Gromit é silencioso e prudente. Lady Tottington e Victor Quatermaine foram dublados por Helena Bonham-Carter e Ralph Fiennes, o ator de Fernando Meirelles em O Jardineiro Fiel (que estréia dia 14).

A stop-motion é uma forma de animação que consiste em filmar bonecos quadro a quadro, até criar o movimento. Nick Park diz que é impossível fazer esse tipo de trabalho sem um grande desenhista de produção. No caso, foi ela – a desenhista Jan Sanger, com quem ele já havia trabalhado em "A Fuga das Galinhas". Jan criou tudo, pessoas e animais. Planejou o décor. Os bonecos possuem todos a mesma estrutura de metal, que lhes fornece uma espécie de esqueleto. A partir daí, são moldados com uma mistura especial de massa plástica, na qual se podem perceber as impressões digitais dos artistas que os criaram. Essa marca registrada de Nick Park está de novo presente em "Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais".

Para criar o movimento, os quadros são projetados à razão de 24 por segundo. Multiplique isso pelos 85 minutos de duração e pela quantidade de bonecos de Wallace e Gromit (e dos demais personagens) em diferentes poses e você terá uma idéia da loucura que é fazer um filme desses. Como a plasticine, a massa plástica que é usada, tem seus limites, cabe à equipe dos efeitos criar nuvens, fumaça e água. Nick Park faz questão de conciliar o artesanal com o industrial. Ele diz que um dos charmes do seu trabalho vem daí. Outro decorre do otimismo de Wallace e Gromit e da confiança inabalável que um tem no outro. "Neste mundo em que vivemos, é ótimo ter em quem confiar", diz o diretor.

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