Virada Cultural de Curitiba celebra a Cultura da Paz

Promover a paz, valorizar a liberdade de expressão e a diversidade, esse é o objetivo da segunda edição da Virada Cultural de Curitiba que acontece nos dias 5 e 6 de novembro com uma extensa programação de shows e atrações que serão apresentadas por mais de 24 horas ininterruptamente, principalmente no centro da cidade.

A abertura do evento acontece estrategicamente no dia Nacional da Cultura (05/11), sábado ás 11 horas e está previsto para encerrar no domingo ás 21 horas. A Virada faz parte do movimento Corrente Cultural que vai até o dia 12 de novembro e que também inclui os bairros da cidade no roteiro das atividades artísticas e culturais.

Ao todo são 84 espaços culturais em diferentes pontos de Curitiba onde o público terá a oportunidade de assistir de hora em hora a peças de teatro, exposições, performances, além de shows musicais que vão acontecer em três grandes palcos montados na Praça da Espanha, nas Ruínas de São Francisco e na Praça Tiradentes (palco Riachuelo). Entre as principais atrações da Virada estão as apresentações das bandas Ultraje a Rigor, Copacabana Club, A Banda Mais Bonita da Cidade, Almir Sater, Jair Rodrigues e Orquestra Sinfônica do Paraná.

Segundo o Secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a Virada é hoje um dos eventos mais importantes da cidade porque reúne uma quantidade significativa de artistas e de expectadores: “É um evento bem sucedido no mundo todo porque franqueia as pessoas o acesso a diferentes movimentos culturais de uma forma ampla e irrestrita e acho que Curitiba só tem a ganhar com isso porque ela se integra num circuito internacional de cidades que promovem a cultura de uma forma tranquila e pregando a cultura da paz”.

O tema da Corrente Cultural deste ano é “Viva a Cultura da Paz”, de acordo com Viapiana a escolha tem a ver com a recomendação da Unesco por uma cultura de paz em todo o mundo: “Aderimos a essa recomendação porque a cultura é uma ferramenta de transformação, ela une as pessoas em busca do desenvolvimento humano e isso sem dúvida faz a diferença na busca para um mundo com menos violência”.

Toda a programação do evento é gratuita e a organização espera que em torno de 200 mil pessoas participem do movimento. Durante a Virada haverá totens espalhados por pontos estratégicos da cidade e também serão distribuídos mapas com indicação dos locais e horários que acontecem as atrações.

Confira a programação completa no site www.correntecultural.com.br