Vinicius Cantuária lança álbum e faz turnê pelo Brasil

Desde que trocou o Rio pelo Brooklyn (Nova York) em meados da década de 1990, Vinicius Cantuária tem lançado álbuns regularmente no exterior, é bastante requisitado no circuito internacional de jazz, mas nesse tempo só teve um CD editado no Brasil (Tucumã, de 1999), sem grande repercussão, e nunca mais fez shows por aqui. Agora ele está de volta com o sofisticado álbum “Samba Carioca” (Biscoito Fino) e se prepara para voltar aos palcos brasileiros, começando pelo Rio de Janeiro.

Amigo do guitarrista americano Bill Frisell há dez anos, também vai ter outro trabalho com ele, “Lágrimas Mexicanas”, lançado por aqui em 2012. “Temos convites para ir a Buenos Aires, Santiago e Montevidéu. Vai ser uma vergonha não tocar no Brasil”, diz Cantuária.

“Desde 1994 não dependo do Brasil para nada. Tudo o que me acontecer aqui agora vai ser muito bom.”

Contratado da gravadora francesa Naïve, seu próximo voo vai ser mais alto. Em 2012 Cantuária planeja gravar um CD – que já tem título provisório, “As Ilhas” – só com trios de baixo, piano e bateria, como João Donato, Robertinho Silva e Luiz Alves; Herbie Hancock, Jack DeJohnette e Ron Carter.