Vida privada dos astros da Globo é o “chamariz” de Estrelas

televisao130506.jpgProgramas dedicados a esmiuçar o "universo" das chamadas "celebridades" se multiplicam nas grades de programação das emissoras. Se antes as vidas íntimas das personalidades eram "dissecadas" preferencialmente em revistas e jornais, atualmente o "mundinho dos famosos" entrou de vez na televisão. A mais recente produção a explorar e mostrar a intimidade de "ilustres figuras" é o Estrelas (*), comandado por Angélica nas tardes de sábado da Globo. Como outros do gênero, nesse programa é possível ficar conhecendo um pouco do dia-a-dia de atores, atrizes e cantores, além de outras pessoas que se destacam em suas respectivas profissões.

No caso do Estrelas, sentam no sofá de Angélica – impossível escapar das comparações ao clássico sofá que serve de cenário ao programa de outra loura bem mais experiente, a Hebe Camargo – os convidados que aparentemente não se incomodam em escancarar suas intimidades. Dessa maneira, é possível ver como são decorados os banheiros, quartos, salas e outros recintos do galã da novela das oito ou saber o que a protagonista da novela das seis mais gosta de fazer quando está de folga em seu lar, doce lar. Além disso, no programa os telespectadores também ficam conhecendo em detalhes os truques de beleza da apresentadora do humorístico semanal ou os lugares que a vilã da novela das seis gosta de freqüentar nas horas de folga ao lado do namorado. Desde que sejam produções da Globo, é claro. Essa "exclusividade" dá ao programa o mesmo ar de "house-organ" que acomete o Vídeo Show. Para camuflar esse "monopólio", também é possível descobrir no Estrelas quais são os exercícios físicos que o cantor de uma determinada dupla sertaneja pratica para manter a forma ou conhecer o coreógrafo de alguma dançarina de axé-music.

Detentora de um prestígio que faz com que várias "personalidades" se sintam honradas em participar do Estrelas, além de também ser do "métier" artístico, Angélica consegue convencer muita gente a revelar em pormenores suas intimidades. Curiosamente, a apresentadora já declarou várias vezes que pretende manter o seu filho Joaquim longe das câmaras. É claro que ela conta com que os convidados de seu programa não tenham essa mesma preocupação de preservar a intimidade familiar. Eventualmente, alguns devem recusar o convite para exporem seus "segredinhos", o que é natural. Mesmo assim, o programa tem contado com presenças de "peso", entre renomados atores da própria Globo e figuras ilustres de outras áreas.

Mas expor ou não a intimidade é um verdadeiro "jogo" de interesses. De um lado está a própria Angélica, que, ao receber as mais destacadas "celebridades", garante maior repercussão ao seu programa. De outro está o "famoso", que, ao participar do Estrelas, pode divulgar seus trabalhos e ter, por tabela, retorno "institucional" e, eventualmente, até financeiro – maiores bilheterias, vendagem de livros, etc. De quebra, podem aproveitar para se expor, sem serem acusados de exibicionismo ou de ostentação excessiva. O que sempre ajuda a satisfazer o ego – que, no caso dos profissionais de televisão, freqüentemente é um tanto hipertrofiado. Mesmo "celebridades" que freqüentemente reclamam de terem suas vidas expostas, chegando a implorar publicamente por alguns instantes de privacidade, parecem muito à vontade em participar do Estrelas. Contradições difíceis de explicar.

* Estrelas, Globo, 13h45, sábado.

Voltar ao topo