Via sacra: II encenação da Paixão de Cristo terá atores globais

São mais de 250 figurantes e 30 atores, entre eles os globais Diego Koziovitch (Castelo Ra-Tim-Bum) e Simone Spoladore (Caterina da novela Esperança) na II Encenação da Paixão de Cristo ? Via Sacra?, uma espécie de procissão cênica pelas ruas do centro histórico de Antonina. Segundo o secretário de Cultura, Rafael Camargo, o evento faz parte do programa de recuperação das tradições culturais da cidade iniciado o ano passado, visando resgatar os festejos religiosos. ?Vamos utilizar os elementos da procissão, o caminhar, que é uma tradição da cidade, em que até os enterros são feitos a pé?, informa Rafael.

A paramentação e os figurinos são praticamente os mesmos do ano anterior, todos confeccionados no estilo caiçara, com materiais que geralmente não são usados para coisa alguma, a não ser o artesanato, como juta, casca de ostra, de bacucu, cipó, fibra da bananeira, etc., que fazem parte do universo rústico do litoral paranaense. Remete aos paramentos indígenas, mas imita os figurinos da época de Cristo.

Programado para as 21 horas do dia 14, na sexta-feira santa, a iluminação do espetáculo-procissão será toda feita com tochas. Para isso, toda as luminárias das ruas do centro histórico serão apagadas e, a medida que a procissão for passando alguns técnicos as irão acendendo. Segundo Rafael Camargo, o objetivo principal da procissão cênica é, além do próprio espetáculo e da consagração religiosa, criar eventos baseados nas tradições antoninenses, melhorar os já tradicionais, como a Festa da Padroeira, aproveitar os materiais abundantes na região e que normalmente são descartados, como a fibra da bananeira, e atrair público continuamente para a cidade, ?oferecendo para esse público a qualidade cultural da nossa terra?.

Confirmando o sucesso da primeira Encenação, a procissão cênica contará com a participação de duas estrelas da sétima arte: Simone Spoladore que fez a portuguesa Maria Monforte na mini-série Os Maias, atuou nas novelas da Globo Esperança e América e participou de diversos filmes nacionais, como Lavoura Arcaica e Desmundo; e Diego Koziovitch, que fez o Nino no Castelo Ra-Tim-Bum e ganhou o prêmio de Melhor Ator em Gramados pelo filme Paisagem de Meninos.

Tradições religiosas

A cidade de Antonina nasceu e cresceu em torno da capela consagrada a Nossa Senhora do Pilar. Por isso, quem nasce em Antonina é chamado de ?capelista?. Fundada no início do século 18 (1714), a cidade era até então um diminuto bairro conhecido como Guarapirocaba, sobressaindo pela sua importância o sítio da Graciosa, onde o vizinhavam duas irmãs devotas de N.S. do Pilar, santa a quem recorriam às festas do lugar. Até hoje, um dos maiores eventos da cidade e que atrai mais de 200 mil pessoas é a Festa da Padroeira, também conhecida como Festa de Agosto, por se realizar de 6 a 15 de agosto. A cidade ainda conserva a tradição da procissão de Corpus Christi, para a qual as ruas são forradas com tapetes feitos e decorados com pó de serra colorido.

Voltar ao topo