UTFPR comemora 100 anos com exposição fotográfica

Uma exposição de fotografias sobre o centenário da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) pode ser vista em dois locais até o dia 26 de setembro deste ano em Curitiba: na Biblioteca Pública do Paraná os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a história da nomenclatura do local, já na Assembleia Legislativa pode-se ver fotos sobre a evolução da UTFPR, que é tão conhecida ainda, nos dias de hoje, como Cefet.

A coordenadora ao Núcleo de Documentação Histórica da UTFPR, Selma Suely Teixeira, explicou que o objetivo principal das exposições é mostrar a importância da instituição.

“Mostrar que ao longo desses 100 anos a UTFPR desenvolveu projetos que influenciam a sociedade até hoje. Esperamos, então, que a sociedade em geral possa conhecer um pouco mais disso”, disse. A exposição também já foi apresentada no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

A história do antigo e conhecido Centro de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) começa em setembro de 1909, quando o presidente Nilo Peçanha criou a rede nacional de escolas de aprendizes artífices, destinada aos “desvalidos da sorte” da época.

Depois de quatro meses, começou a funcionar a Escola de Aprendizes Artífices do Paraná, que de 1910 a 1936 se destacou no ensino de alfaiataria, sapataria, marcenaria, serralheria e elementar.

Em 1937, a instituição passou a ser denominada Liceu Industrial de Curitiba, com aulas do ensino primário. Em 1942, foi transformada em Escola Técnica de Curitiba, passando a oferecer o ginásio industrial e cursos técnicos industriais.

A reforma do ensino de 1959, que elevou a Escola Técnica de Curitiba à categoria de Escola Técnica Federal do Paraná, ampliou a duração dos cursos industriais técnicos para quatro anos.

A partir de 1973, passou a ministrar cursos superiores de Engenharia de operação, na área da construção civil e elétrica. Em 1978 se transformou em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR).

O status de universidade – a primeira universidade tecnológica do País – foi conquistado em 2005. Hoje a UTFPR mantém 11 campus, possui 1.570 professores e 797 técnicos administrativos, além de 17.926 estudantes matriculados.