Um novo conceito de arte e gastronomia

Localizada na Rua Barão do Rio Branco, centro histórico de Curitiba, a Casa do Barão Bistrô e Arte é um casarão do século 19, todo restaurado, e que abriga hoje um empório, adega, revistaria, bistrô, cybercafé e salas para degustação de vinhos e gastronomia, além de espaço para exposições, lançamentos de livros e pocket shows. ?A arte tem que estar aonde as pessoas estão. A Casa do Barão foi feita para aproximar a arte das pessoas, deixar ela mais acessível. A casa é um lugar que, enquanto as pessoas estão comendo e bebendo, podem também apreciar várias exposições?, diz a produtora cultural, Guadalupe Fernandez Presas.

O casarão, construído próximo à antiga estação de trens, é o novo ponto de encontro de executivos, artistas, jornalistas e turistas, por estar próximo a vários hotéis e a um centro de convenções. ?Revitalizar o coração antigo da cidade é um dos objetivos da Casa do Barão. É para que as pessoas voltem a freqüentar o antigo centro que é tão bonito, mas que está fora do eixo noturno de Curitiba, até porque faltava segurança aqui?, conta Guadalupe.

O espaço é um casarão onde as pessoas se encontram.

Amanhã abre na Casa, a exposição Tom de Cor, do artista curitibano Tomas Fernadez Presas, que mora em Barcelona há cinco anos e está fazendo a primeira exposição na sua terra natal. ?Esse é um trabalho muito colorido, espontâneo e não realista. Ele mexe com as emoções porque retrata um lugar onde a vida orgânica se conecta com todos os sentidos da natureza?, explica ele. Tomas procurou trazer um pouco da arte catalã e da experiência que ele adquiriu durante esses anos para a exposição. ?Barcelona sempre inspira diversidade cultural. A arte lá é muito colorida e sem preconceitos.? Tomas diz também que cada trabalho seu é personalizado e contém uma mensagem. ?Cada um compreende a mensagem de um jeito diferente, esse é o objetivo.?

Tom de Cor traz uma coletânea de pinturas, telas, fotos, desenhos e bonecos que mostra diversas ações e expressões de uma mesma representação.

Amanhã, no primeiro dia da exposição que ficará aberta até 30 de janeiro, Tomas estará fazendo uma performance, pintando telas e mapas para quem quiser conferir seu trabalho de perto.

?Todos os trabalhos estão à venda a preços acessíveis, como todas as exposições da Casa do Barão. Foi mais uma maneira que a gente encontrou de aproximar a arte das pessoas?, diz Guadalupe.

Serviço:

Casa do Barão. Rua Barão do Rio Branco, 763. Diariamente das 12h às 2h.

Telefone 3232-0203.

Voltar ao topo