Transparência sempre foi a tônica de Manoel de Oliveira

Após uma vasta pesquisa documental, o Instituto Manoel de Oliveira Franco Sobrinho lança o livro Crônicas literárias Manoel de Oliveira Franco Sobrinho, com crônicas do autor ainda jovem, que datam de 1933 a 1938. Com diversas ilustrações, a obra traz capas das revistas de época como a famosa Fon-Fon, A Época, Invicta e outras.

Repleto de memórias do paranaense escritor, jurista, jornalista, professor e político, o livro ainda traz antigos anúncios, expressões e os hábitos da época. A iniciativa do instituto visa salvaguardar informações e documentar a história desse paranaense, por isso o livro não será vendido. A distribuição é gratuita e dirigida a pesquisa e comunidade acadêmica.

Escrevendo críticas literárias, ensaios, contos e poesias em jornais, revistas e periódicos técnicos, Oliveira Franco participou da criação da Academia de Letras de Moços do Paraná e do Centro Ronald de Carvalho, dois pólos destinados a estimular a produção dos jovens intelectuais do Estado. Foi também membro de importantes centros da intelectualidade paranaense, nos quais se destacam o Círculo de Estudos Bandeirantes, Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Paraná e o Centro de Letras do Paraná. Com o correr do tempo se ateve mais aos temas ligados às suas especialidades na área jurídica ou à sua carreira pública, no entanto, sem abandonar a paixão pela literatura. Em novembro de 1966 foi reconhecido pela comunidade intelectual paranaense recebendo a cadeira número 13 da Academia Paranaense de Letras.

Como jornalista, sempre se preocupou com a transparência, traduzindo para os leitores, de forma clara, as questões momentâneas e resgatando-as em sua historicidade. Em seus artigos foram enfocadas questões relativas à legalidade constitucional face às contradições sociais, problemas como o custo de vida, educação, moralidade e outros temas cotidianos. Escreveu para jornais até o final de sua vida, quando em 2002 faleceu em Curitiba, dia 17 de julho.

O Instituto Manoel de Oliveira Franco Sobrinho fica na Rua Visconde do Rio Branco, 237. Mais informações no site: www.institutooliveirafranco.org.br.

Voltar ao topo