Torcedor de futebol eternizado em livro

Um drible, um lance polêmico, uma jogada e um gol são momentos corriqueiros de um jogo de futebol. Trazem, porém, muito mais conseqüências do que uma explosão de entusiasmo ou um coro de reprovação.

Enquanto a bola está rolando nos gramados, a platéia fica em meio à mistura e alternância de uma gama de emoções, condições e sentimentos, que mudam tão rapidamente quanto a velocidade da redonda viajando entre pés, mãos e cabeças dos jogadores.

São instantes de alegria, tristeza, paixão, angústia, frustração, união e fé combinando-se de tal forma que um minuto nunca poderá ser como o outro, mesmo que o drible, o lance polêmico, a jogada e o gol se repitam incansavelmente.

O livro Torcedor (Editora 7Letras, 204 páginas) vem a campo para mostrar que o verdadeiro espetáculo não está entre as quatro linhas, mas na arquibancada, quando olhos atentos movidos pelo amor ao esporte se deleitam ou se resignam com o que vêem.

A publicação, bilíngüe (português e inglês), traz o olhar em preto e branco de sete renomados fotógrafos brasileiros e textos que descrevem estes estados de espírito, feitos por craques como Luis Fernando Verissimo e Carola Saavedra.

Para eternizar os instantes por que passam os amantes do futebol, foi escalada uma seleção de fotógrafos – não tinham necessariamente vínculo com o esporte – formada por Alaor Filho, Egberto Nogueira, Evandro Teixeira, Kitty Paranaguá, Mirian Fichtner, Rogério Reis e Walter Firmo.

Seus registros mostram as particularidades de cada maneira de torcer em cada região do País, desvendando o comportamento de arquibaldos em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Santa Catarina. O resultado? Mais de cinco mil cliques e cerca de 120 fotos selecionadas.

“Torcedores de futebol são seres mutáveis a cada segundo; passam da alegria esfuziante à tristeza profunda num piscar de olhos. Este universo, portanto, é muito rico e desafiador”, define a experiência de Evandro Teixeira.

“Ver o jogo de costas pode parecer uma heresia, mas foi muito prazeroso mudar o ponto de vista e viver uma partida somente através dos torcedores, com todas as suas dores e amores”, acrescenta Kitty Paranaguá.

Para costurar os sete temas retratados, dois autores posicionados em pólos opostos. Enquanto Verissimo, autor do prefácio e maior vendedor de livros do País, se insere na massa de torcedores, Carola Saavedra usou da sensibilidade feminina e da total falta de intimidade com os gramados para pôr em palavras os sentimentos de um amante do futebol.

“O desafio de escrever sobre as emoções do torcedor para um livro de fotografias foi grande. Desde o início, tive duas preocupações principais: como conseguir uma integração entre as fotos e o texto e como abordar um assunto tão conhecido e comentado”, explica Carola, expoente da nova literatura nacional. “Foi um prazer e uma honra participar deste livro sobre a paixão pelo futebol, já que também sou um apaixonado”, diz o escritor.

O projeto começou a tomar forma em janeiro, com o início dos campeonatos estaduais. Todos os grandes clubes estão bem contemplados no livro. “Para nós, o maior espetáculo acontece na arquibancada e, por isso, resolvemos prestar esta homenagem à verdadeira estrela dos estádios de futebol: o torcedor”, explica Elton Simões, diretor do PFC, canal de TV por assinatura que idealizou a publicação. O livro está sendo vendido pelos sites www.pfc.tv e www.premierefutebolclube.com.br.