Jorge Rodrigues Jorge/Carta Z Notícias

Maria Paula: "Eles fazem graça o tempo inteiro".

Muitas mulheres adorariam um ambiente de trabalho repleto de homens "inteligentes, sensíveis e modernos". Enquanto isso, o cotidiano da atriz Maria Paula inclui a convivência com sete sujeitos "inteligentes, sensíveis e modernos" – e um tanto esquisitos. De volta às gravações do humorístico Casseta & Planeta, a apresentadora aparece interpretando novas e antigas personagens a partir da noite da próxima terça, dia 2 de abril. Além de variações do já tradicional papel de "mulher dos cornos", Maria Paula vai interpretar a empregada cega de um político, personagem de Marcelo Madureira, e fará uma sátira da personagem de Claudia Raia em Belíssima, na versão Baleíssima. "No caso da empregada, o cara poderá fazer o que quiser em casa. Além disso, seu motorista é surdo. Quer dizer, ele tem liberdade total e empregados escolhidos a dedo!", explica, aos risos.

Com poucas cenas gravadas e roteiros quase "em branco", Maria Paula afirma que dois assuntos ganharão destaque na próxima temporada do humorístico. Em ano de eleições e Copa do Mundo, as piadas com políticos e jogadores de futebol irão ocupar boa parte dos episódios de Casseta & Planeta. Esta será a quarta Copa do Mundo com cobertura feita pelos "cassetas". A equipe será dividida ao meio, com quatro componentes no Brasil e outros quatro na Alemanha. Para a tristeza da atriz, ela não está escalada para acompanhar a seleção brasileira na competição. "Eles vão me colocar em um fundo de croma key. Todo mundo vai jurar que eu estou na Alemanha e, na verdade, estarei aqui mesmo nos estúdios, no Brasil. Mas é assim mesmo!", consola-se.

Fora do ar desde o fim do ano passado, Maria Paula não teve muito tempo para descansar. Durante esse período, ela e os sete humoristas do Casseta filmaram o longa-metragem Seus Problemas Acabaram!, dirigido por José Lavigne. No filme, Maria vai interpretar Priscila Tsunami, a secretária "gostosa" do advogado dr. Botelho Pinto, vivido pelo ator Murilo Benício. Auxiliar "boazuda" durante o dia, Priscila será stripper à noite. Para viver a personagem, a atriz teve de pintar o cabelo de vermelho, colocar um "megahair" até o meio das costas e pôr lentes azuis nos olhos. Ainda sem data acertada para a estréia, o filme está em fase de pós-produção e deve entrar em cartaz nos cinemas em setembro. "A Priscila tira a roupa para ajudar o irmão, um surfista que é internado numa clínica psiquiátrica depois de perder o cérebro numa festa rave", descreve, empolgada.

Maria Paula não esconde sua admiração pelos colegas Marcelo Madureira, Bussunda, Hélio De La Penha, Hubert, Reinaldo, Cláudio Manuel e Beto Silva. Embora não escreva nenhuma linha nos roteiros do humorístico, a atriz vê nas idéias dos rapazes o segredo da longevidade de Casseta & Planeta. "Acho incrível essa coisa de ter curiosidade, estar atento e atualizado. Os meninos são assim. Aconteceu hoje, está no programa amanhã", derrama-se Maria Paula.

Desde 1994 no elenco do humorístico da Globo, Maria Paula se sente mais madura para fazer comédia. A ex-apresentadora da MTV confessa que não é nada fácil fazer humor. Para ela é bem mais simples apresentar um programa do que fazer "caras e bocas" para arrancar risadas dos telespectadores. "São funções muito diferentes. Aqui no humorístico, é preciso ter noção e tempo. Mesmo com um texto bom, você tem que fazer uma cara engraçada, um gesto cômico. Isso tudo eu ganhei com o tempo", avalia a atriz. Para Maria Paula, o que mais ajudou nesse processo de adaptação foi o convívio com os companheiros. "Eles fazem graça o tempo todo!", espanta-se a atriz.