Termina mistério do ?andarilho do piano?

Londres – Acabou, de maneira tão repentina e surpreendente como teve início, o mistério em torno do ?homem do piano?. O jovem encontrado perambulando numa praia da Inglaterra, internado num hospital psiquiátrico e, por meses, capaz de comunicar-se apenas através da música, resolveu falar.

Depois de quatro meses internado, calado e esquivo, o jovem cuja timidez se rompia apenas quando se via diante de um piano, contou que é alemão e, em abril, perdera o emprego que tinha em Paris e pegara o trem Eurostar. Quando foi achado pela polícia, numa estrada litorânea de Kent, no Sul da Inglaterra, estava pensando em suicídio.

Após a melhora súbita, na sexta-feira, o rapaz teve alta e voltou a Alemanha, no fim de semana. A notícia foi confirmada apenas ontem pelas autoridades de Kent, que, ao longo de quatro meses, receberam centenas de pistas sobre quem poderia ser o misterioso rapaz. O nome dele não foi divulgado, e o hospital em que ele estava internado desde abril não deu detalhes sobre as circunstâncias da liberação. Apenas disse que ele melhorou repentinamente.

Segundo o jornal britânico Daily Mirror, o jovem pianista havia trabalhado com assistência a doentes mentais no passado, e os médicos agora não duvidam que ele estivesse fingindo, durante todo esse tempo, o comportamento calado e taciturno.

O tablóide conta que o mistério ruiu na sexta-feira, quando uma enfermeira fez ao jovem uma pergunta que se tornara rotineira:

– Você vai falar conosco hoje?

A reposta chocou o staff – não pelo conteúdo, mas simplesmente por ter sido formulada:

– Sim, acho que vou.

Em seguida, contou de onde viera, relatou o drama do desemprego e os pensamentos suicidas e disse que é homossexual.

Sua relação com a música não ficou clara. Os médicos contam que, dias depois de internado e calado, em abril, o rapaz desenhou um grande piano com riqueza de detalhes e que, quando colocado diante de um instrumento, tocou com maestria peças clássicas e populares. O Daily Mirror, porém, questiona essa versão, dizendo que ele não tocava bem. Também não está claro o que ele fazia vestido num terno caro, cujas etiquetas haviam sido arrancadas.

Voltar ao topo