Adauto Sternadt e sua obra. Estudos
para elaborar profundidade.

A Galeria Espaço de Arte recebe a partir de hoje, às 20h, Vórtice, a primeira exposição individual do artista plástico Adauto Sternadt. No total, o artista curitibano expõe treze telas em tinta acrílica, produzidas desde maio deste ano. Para cada pintura foi escolhida uma cor predominante, apenas com variações de tom; todas utilizando movimentos e formas circulares sob uma visão harmoniosa, com destaque nos contornos.

Para criar telas monocromáticas com variações de tom, Sternadt fez estudos e realizou experiências ao longo da carreira, que inclui exposição coletiva no Espaço de Arte Francis Bacon, da Ordem Rosacruz; Centro Cultural Brasil-Espanha e Galeria Espaço 72 Design. Algumas obras de sua autoria estão selecionadas para a 1.ª Mostra Paranaense de Artes Visuais Região Leste, aberta em Paranaguá.

Segundo Sternadt, o estudo de alguns esboços mostrou que mantendo uma cor e destacando os contornos, o resultado é de qualidade e revela a profundidade em cada tela. ?Sempre tive facilidade para harmonizar cores. A opção pela monocromia traz leveza para as obras, o que ajuda a comunicar a minha relação com o espaço?, comenta.

O interesse do artista pela pintura surgiu com dezesseis anos. Autodidata, começou a pintar por hobby, com o tempo, acumulou conhecimento de livros, visitas de exposições no Brasil e no exterior e o trabalho prático, quando começou a reproduzir outras telas. ?Conheci pintores que são verdadeiros gênios como Monet (1840-1926) e Salvador Dalí (1904-1989), mas influência mesmo posso dizer que tenho do pintor carioca Daniel Senise?, afirma.

O impressionista Monet é conhecido por obter espaço e perspectiva através da contraposição de formas geométricas e contraste entre as cores. Até hoje, Dalí é lembrado como um mestre surrealista, e Daniel Senise é atualmente um dos principais pintores brasileiros, reconhecido mundialmente como um renovador de linguagens.

Serviço:
Exposição Vórtice do artista plástico curitibano Adauto Sternadt na Galeria Espaço de Arte (Rua Alberto Folloni, 1534). Abertura hoje, às 20h. Encerramento dia 30. De segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 19h, sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. Informações: (41) 3352-5901.