Feriado

Teatro Guaíra tem programação especial para as crianças

Neste mês outubro o Teatro Guaíra oferece uma programação especial para as crianças. De 14 a 18 no Teatro José Maria Santos será apresentada a peça “Circo S/A” de quarta à sábado às 20h e domingo às 19h.

Já para comemorar o dia das crianças na segunda-feira (12), será feita a apresentação do espetáculo “Memórias do Palhaço Amoroso” às 11h e às 16h no Guairinha.

O “Circo S/A” compõe o projeto Circuito Cultural SESI/Teatro Guaíra e traz à cena a história de “Alípio e Sombrinha, dois palhaços que fazem de tudo para chamar a atenção da plateia e disputar a sua atenção.

O objetivo do espetáculo é a busca do resgate da inocência e a interação com o público por meio de brincadeiras e risadas. Sombrinha e Alípio mostram todas as suas habilidades no circo. Eles são mágicos, malabaristas, domadores e contorcionistas.

No palco o palhaço Alípio tenta chamar a atenção do público com suas habilidades circenses técnicas do malabarismo, do equilíbrio, do domador, sempre tentando ser o dono das rédeas, o dono do circo, o dono do mundo.

Sombrinha tenta ser sua ajudante e se esforça para não ser somente uma sombrinha, uma auxiliar. Embora não tenha os domínios técnicos do companheiro ela se arrisca em uma aventura confusa e engraçada.

Já o espetáculo “Memórias do Palhaço Amoroso”, que já está cartaz desde o final de setembro encerra temporada no Guairinha no “Dia da Criança”. Em seguida, de 14 a 18 será apresentado no Museu Oscar Niemeyer (MON), às 10h e 14h.

A peça, que terá duas apresentações no dia 12 (11h e 16h) é o novo projeto da autora e diretora Fátima Ortiz e tem como objetivo central proporcionar o acesso ao teatro às crianças de todos os segmentos sociais, inclusive as que integram as famílias com renda reduzida.

Aprendizado, diversão e conscientização social são a essência dessa nova montagem do Pé no Palco Atividades Artísticas, com o apoio do Teatro Guaíra.

O espetáculo mostra situações onde a criança possa se identificar e reviver a linguagem das suas experiências. O texto enaltece as capacidades humanas da memória e das lembranças como forma de reconhecimento da subjetividade – dos nossos valores e potenciais – frente a um mundo tecnológico e virtual.

Os aspectos lúdicos, mágicos e reais recheiam a história, numa encenação inovadora e criativa, além de compreender o nível de importância que a criança dá às coisas por estar num processo constante de compreensão e apreensão do mundo. A ênfase no imaginário pode suprir os vazios de sentido da criança, vazio que a civilização provoca.

Serviço:

“Circo S/A”, projeto Circuito Cultural SESI/Teatro Guaíra, de quarta à sábado às 20h e domingo às 19h, com ingressos a R$10,00, no Teatro José Maria Santos. Memórias do Palhaço Amoroso”. Dia 12 às 11h e às 16h no Guairinha, com entrada a R$ 2,00
.