Teatro de bonecos nos espaços da Fundação Cultural

Os espetáculos gratuitos de bonecos que acontecem nos finais de semana, em espaços da Prefeitura Municipal administrados pela Fundação Cultural de Curitiba, são atrações tradicionais para a garotada. No Bondinho (Rua das Flores), às 11h de sábado (18), em cartaz a peça "Caipora e Outros Bichos do Brasil", de Cléo Busatto. Para o domingo (19) estão agendadas duas montagens: "Duende do Lixo", de Gerson de Andrade, com sessão às 11h, no Teatro do Piá (Praça Garibaldi); e "O Cirandeiro", de Gilmar Carlos da Silva, no Teatro da Maria (Parque Barigüi), a partir das 16h.

O espetáculo "Caipora e Outros Bichos do Brasil" integra a animação de formas e bonecos com a narração oral. Cléo Busatto selecionou três contos do imaginário popular brasileiro para compor a peça, ressaltando a profundidade dos temas com simplicidade e estética. A autora executa a sonoplastia ao vivo, utilizando apitos indígenas, chocalhos e caixas acústicas para unir com poesia o mito primitivo do Caipora às lendas de Cobra Norato e Negrinho do Pastoreio, respectivamente do norte e do sul do Brasil.

O resgate das cantigas de roda, por meio de antigas brincadeiras, é a proposta de "O Cirandeiro", criado por Gilmar Carlos da Silva. Conduzida pelo ator e seu violão, a peça de teatro de animação utiliza cenários variados e faz da interatividade com a platéia o caminho para atingir o universo infantil. Brincadeiras como esconde-esconde, pular amarelinha, soltar pipas e jogar bolinhas de gude são relembradas e oferecidas como alternativas aos jogos eletrônicos que invadem o cotidiano das crianças. O autor destaca a simplicidade das brincadeiras, ao mesmo tempo em que demonstra a magia dessas atividades.

O ator, músico e bonequeiro Gilmar Carlos da Silva tem sólida carreira artística, atuando também como professor em oficinas e cursos de teatro de bonecos. Participou de festivais de teatro de animação, no Brasil e no exterior, além de integrar várias companhias, entre elas Gralha Azul, Centro de Animações e Lua Nova. Atualmente, Gilmar é presidente da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APTB), dirige o grupo "Almazem Teatro de Bonecos" e atua no Grupo de Teatro de Bonecos Dr. Botica.

A montagem "Duende do Lixo" discute questões sociais por meio de bonecos confeccionados com sucata e materiais recicláveis, recorrendo a diferentes formas de manipulação. Criada por Gerson Paulo de Andrade, a peça aborda temas como reciclagem, ecologia, consumismo e trabalho infantil, contando a história de um duende rabugento que vive em um lixão. O espetáculo completa-se com música ao vivo, executada por flauta transversal e instrumentos de percussão construídos com sucata.

Com extenso currículo artístico, Gerson de Andrade é ator e diretor teatral, tem incursões pelas artes plásticas e atua como professor de teatro, além de realizar obras em vídeo. A encenação "Duende do Lixo" também conta com o trabalho dos atores e educadores Lúcia Helena Martins e Cleber Silvestre que, ao lado de Gerson de Andrade, tratam de assuntos polêmicos e atuais de maneira criativa.

Serviço:
Programação gratuita de teatro infantil da Fundação Cultural de Curitiba. Agenda:

Dia 18.11.06 (sábado), às 11h
Bondinho (Rua das Flores)
"Caipora e Outros Bichos do Brasil", de Cléo Busatto

Dia 19.11.06 (domingo), às 11h
Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)
"Duende do Lixo", de Gerson de Andrade

Dia 19.11.06 (domingo), às 16h
Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 477 – Parque Barigüi)
"O Cirandeiro", de Gilmar Carlos da Silva

Voltar ao topo