Talentos brilhantes

Quem for hoje assistir ao concerto das 12h30 no Teatro HSBC/Palácio Avenida, dentro da programação da 22.ª Oficina de Música de Curitiba, vai poder conferir de perto as habilidades de três alunos muito especiais desta edição: Julia Rorbach, de 11 anos, Roman Birnbaum, de 13, e Hanny Kam, de 24, vieram da Alemanha, onde se destacam pela excepcional virtuosidade musical, que expressam desde muito cedo.

Os três são alunos do professor Roberto Domingos, na Escola Superior de Música de Kalrsruhe, que mantém um programa para crianças especialmente dotadas, e vieram para a Oficina para conhecer outros professores e participar do extenso programa de concertos. ?Na Alemanha eles têm essa oportunidade, mas não tão intensamente quanto aqui?, explica Roberto Domingos, pianista que realizou sua formação em Curitiba e há 17 anos vive na Europa.

Outra particularidade entre os alunos é a origem. Exceto Julia, que é alemã, Roman e Hanny vêm de países um tanto exóticos: Roman nasceu no Casaquistão e Hanny é de Jacarta, na Indonésia. Julia Rorbach iniciou seus estudos aos 8 anos com Roberto Domingos, sendo orientada paralelamente por sua mãe, vencedora do concurso regional para jovens musicistas alemães na categoria solo, e segunda colocada na categoria para piano a quatro mãos.

Adquiriu experiência de palco em várias audições na sua escola de música e em outras cidades como Frankfurt e Karlsruhe. No ano passado, recebeu o primeiro prêmio no Concurso Play Mozart em Manheim, na Alemanha, na faixa etária I.

Roman Birnbaum nasceu na cidade de Caraganda, no Casaquistão. Iniciou seus estudos de piano com Saule Tatubaeva em Karlsruhe – Alemanha. Desde 1999 é orientado por Roberto Domingos. Roman foi aceito aos 11 anos para a classe de crianças especialmente dotadas da Escola Superior de Musica de Karlsruhe.

Foi vencedor do concurso regional para jovens músicos da Alemanha e recebeu o primeiro prêmio no II Concurso Internacional J.B. Cramer, recebendo uma menção especial do júri. Já realizou concertos em Paris, Praga, Frankfurt, Berlim, entre outras capitais européias. No ano passado também recebeu, na categoria de sua faixa etária, o primeiro prêmio no Concurso Play Mozart.

Hanny Kam nasceu em Jacarta, na Indonésia, transferindo-se para a Alemanha aos 18 anos. Hoje faz curso de pós-graduação na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na classe de Roberto Domingos com quem estuda há 5 anos.

Vencedora do concurso para jovens musicistas da Indonésia, Hanny Kam apresentou-se em vários países como Israel, Alemanha, Indonésia e China. Fez cursos de aperfeiçoamento com Dinorah Varsi e Rudolf Kehrer. Atualmente leciona piano como matéria auxiliar na escola de Kalrsruhe.

O mestre

Roberto Domingos estudou com Henriqueta Duarte e formou-se com distinção na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Estudou com bolsa de estudos na Escola de Karlsruhe e prosseguiu seus estudos no Conservatório de Música
Tchaikowsky, em Moscou. No Brasil, Roberto Domingos foi premiado nos concursos Cidade de Araçatuba, Camerata Antiqua de Curitiba e Concurso Jovens Solistas.

Como solista de renomadas orquestras, músico de câmara e trabalho com acompanhador de canto, tocou em diversos países da América do Sul, Alemanha, Espanha, Polônia, Grécia, Suíça, Albânia, Rússia, entre outros. Desde 1993, é docente de piano na Musikhoschschule em Karlsruhe.

É professor convidado em vários cursos de música, e ainda participa do corpo de jurado em diversos concursos de piano. Desde 1999 Roberto Domingos é membro do Senats (Conselho Superior) na Escola de Música Estatal de Karlsruhe. Em 2002 gravou o seu primeiro CD com o cellista Stefan Heinemeyer.

***

Hoje às 12h30 no Teatro HSBC/Palácio Avenida. Ingressos a 1 real.

Voltar ao topo