Sonoridade e criatividade na Oficina de Música

O lirismo do piano, a força da guitarra e a acústica do cajón, uma bela mistura de instrumentos e estilos musicais podem ser conferidas no Original Beto Batata durante a fase da Música Popular Brasileira da Oficina de Música de Curitiba. Embalada pela 29ª edição do evento, a programação do restaurante oferece ao público, até o final deste mês, variadas apresentações paralelas. Amanhã, às 22h30, a música ficará por conta das cantoras curitibanas Iria Braga e Juliana Cortes.

Com o espetáculo Um mundo para Dulce, Juliana Cortes traz a sonoridade e a criatividade da música latinoamericana para o público. Ela será a primeira intérprete a se apresentar em companhia dos músicos Marina Camargo, no acordeon, Marcelo Pereira, no baixo, Elizabeth Fadel no piano e Rafael Santa Cruz, no cajón. Parte do repertório é um retrato sonoro de sua infância no campo, como a interpretação da música Casinha branca (de Elpídio dos Santos) e Onde ela mora (do compositor paranaense Lápis). A outra parte será conduzida pelo acordeon da instrumentista Marina Camargo, com interpretações de tangos, milongas e chamamés. O repertório é composto de canções de Vitor Ramil, Lupicínio Rodrigues, Indioney Rodrigues e Toninho Ferreghuti, entre outros. O título do trabalho é uma homenagem à avó materna de Juliana: Dulce.

Repertório de mestres

Em seguida será a vez da cantora e atriz Iria Braga. A jovem artista traz a proposta de um espetáculo de MPB misturado a outros estilos musicais. Exemplo disso é a versão de um clássico do samba-canção Peito vazio, do mestre Cartola, numa versão de voz e guitarra acústica, ou ainda a ária erudita Habanera, de Georges Bizet numa versão para Trio (guitarra, baixo e bateria), com direito a mudança de tom. No repertório também encontramos Estrela de sal, composição de Wagner Barbosa, que foi escrita especialmente para Iria, e Baião do mato, que é uma parceria da cantora com a pianista Elizabeth Fadel. Compositores como Chico Pinheiro, Edu Lobo, Alessandro Kramer, Paulo César Pinheiro, Luciana Souza, Joyce, Henri Salvador, entre outros, fazem parte do repertório. O trio que a acompanha é formado por parceiros de longa data: Dênis Mariano na bateria, Oliver Pellet na guitarra e Sandro Nascimento no baixo.

Serviço

Show de Juliana Cortes e Iria Braga. Amanhã, às 22h30, no Original Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678, Alto da XV). Entrada franca.