Sonora Brasil-Sínteses apresenta Violas do Brasil

O Circuito Nacional de Música do Sesc, “Sonora Brasil-Sínteses” apresenta, em sua terceira etapa de 2002, o espetáculo “Violas do Brasil”. A síntese das formações instrumentais brasileira, desta vez, faz um panorama sobre composições para violas. Elas serão apresentadas entre os dias 02 e 09 de setembro, por três grandes violeiros nacionais (Roberto Corrêa, Paulo Freire e Badia Medeiros), em sete unidades do Sesc Paraná: Cornélio Procópio, Paranavaí, Maringá, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Francisco Beltrão e Água Verde, em Curitiba.
O Paraná é o primeiro Estado a receber esta etapa do Circuito que depois segue para várias cidades de Santa Catarina, Acre, Mato Grosso, Tocantins, Amapá, Ceará, Alagoas e Distrito Federal. Em um espetáculo inédito, os três violeiros se reúnem com um repertório baseado na tradição oral e tocado em violas de arame e de cocho. Músicas, de domínio público, como “Inhuma” e “Lunduns”, e de violeiros populares fazem parte do programa que abrange compositores de várias épocas como: Teddy Vieira e Lourival dos Santos, Roberto Corrêa, Paulo Freire, Angelino Oliveira, Badia Medeiros, Mário de Andrade, Manoel de Oliveira, Heitor Villa-Lobos, Alvarenga, Ranchinho e Cap. Furtado.
A diversidade desse encontro não está apenas no programa. Cada músico tem em sua formação caminhos bem diferentes: Badia Medeiros, natural de Una-MG, é formado pela tradição popular, é violeiro, guia de folia do divino e dançador de catara e lunduns. Durante a apresentação, Badia ilustra o espetáculo com o sapateado regional. Já, Roberto Corrêa, violeiro, compositor e pesquisador, natural de Campina Verde – MG, é descendente de uma família de violeiros e formado em física e música pela Universidade de Brasília. É professor da Escola de Música de Brasília, sendo o 1º professor de viola caipira em uma escola oficial. Em quase 20 anos de carreira, Roberto já gravou 10 CDs e apresentou a viola de cocho e caipira tanto no Brasil quanto no exterior. Por fim, Paulo Freire. Paulista, estudou violão em São Paulo e em Paris. Apaixonado pelo romance “Grande Sertão Veredas” foi morar no Norte de Minas Gerais e aprendeu a tocar viola com os mestres da região. Criou e executou a trilha do seriado “Grande Sertão Veredas”, da TV Globo além de trilhas especiais para outros programas. Serviço: Circuito Sonora Brasil – Sínteses apresenta: Badia Medeiros, Paulo Freire e Roberto Correia em “Violas Brasileiras”
Apresentações:
02/09 Sesc Cornélio Procópio
03/09 Sesc Paranavaí
04/09 Sesc Maringá
05/09 Sesc Umuarama
06/09 Sesc Marechal Cândido Rondon
07/09 Sesc Francisco Beltrão
09/09 Sesc Água Verde – Curitiba
Sesc Água Verde
Endereço: República Argentina, 944
Data: 09/09/2002
Hora: 20h
Ingressos: R$ 3,00 para comerciários e R$ 5,00 para o público
Informações para o público: 342-7577 (SAC)

Voltar ao topo