Sinfônica e Grupo Fato homenageiam Curitiba

Um grande concerto será realizado pela Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) e o Grupo Fato na Praça Santos Andrade, no dia 29, às 18h, sob a regência do maestro Paulo Torres. A apresentação homenageia Curitiba pelo seu aniversário. A realização do evento será do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Fundação Cultural de Curitiba, com a promoção da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e com o apoio do Mercadorama e da Vivo.

O objetivo da parceria entre os dois grupos musicais é reunir o erudito e o popular, valorizando talentos regionais que fazem parte da cultura paranaense.

Segundo Ulisses Galetto, coordenador do Grupo Fato, esta é a primeira vez que os dois grupos musicais tocam juntos. ?O concerto mescla elementos do universo clássico com o popular, aproximando sonoridade, dando exemplo prático da riqueza e do talento dos nossos artistas?, diz ele.

O Grupo Fato está em atividade há mais de onze anos e tem um repertório com mais de 60 músicas gravadas em quatro CDs independentes, a maioria de artistas paranaenses. O quinto CD já está sendo produzido para ser lançado no final do ano.

O trabalho do Grupo Fato está voltado para a busca de uma linguagem própria, na qual elementos de diversos estilos musicais compõem um universo sonoro bastante singular. Um desses elementos é o fandango paranaense que tem despertado interesse não só do público, mas também de críticos especializados em todo o Brasil e no exterior.

A Orquestra Sinfônica do Paraná está completando 20 anos de fundação em maio e já se prepara para festejar em grande estilo, com uma programação especial. Em seu aniversário, vai apresentar com o coral Nova Philarmonia o oratório A criação, do compositor Joseph Haydn.

Mas as novidades não param por aí; para este ano já há planos para a realização de grande obras, como: Lá bohéme e Turandot, de Giacomo Puccini, João e Maria, de Engelbert Humperdinck, Dido e Eneas, de Henry Purcell.

Voltar ao topo