Secretaria da Cultura promove a ?Semana Beethoven? em Curitiba

A Secretaria da Cultura promove a partir desta segunda-feira (22) a ?Semana Beethoven?, com a presença do renomado pianista irlandês John O? Conor, que está em Curitiba para ministrar o ?Master Class? de interpretação das obras do grande mestre da música de segunda a quarta-feira (24), e se apresentar ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná neste sábado (27). Na programação da ?Semana? – um projeto da Fondazione Culturale Wilhelm Kempff, que acontece pela primeira vez no Brasil – está prevista ainda dois recitais de piano no Museu Oscar Niemeyer, um quinta-feira (25) como Fumiko Shiraga e outro na sexta-feira (26), com Álvaro Siviero, sempre às 20h30.

John O? Conor, que é um dos maiores especialistas da obra de Ludwig van Beethoven, irá ministrar o ?Master Class? em aulas fechadas ao público – apenas dirigidas a quatro pianistas e nove ouvintes. A população terá oportunidade de conhecer o virtuose durante o concerto em comemoração ao 21º aniversário da Orquestra Sinfônica, sob regência de Alessandro Sangiorgi, neste fim de semana no Teatro Guaíra. No programa: Concerto nº 3 para piano e orquestra e Concerto nº 5 para piano e orquestra, de Ludwig van Beethoven.

No programa dos recitais de piano realizados no Museu Oscar Niemeyer a pianista Fumiko Shiraga, apresenta Variações em Fá maior Op.34, Sonata n.1 em Fá menor Op.2 n.1, Sonata n.2 em Lá bemol maior Op.2 n.2, Sonata n.23 em Fá menor Op.57 ?Appassionata. No dia seguinte, Álvaro Siviero (primeiro pianista brasileiro a ser convidado para participar de uma Master Class na sede da Fondazione, em Positano, Itália) apresenta o concerto: Sonata n.17 em Ré menor Op.31 n.2 ?Tempestade?, Sonata n.8 em Dó menor op.13 ?Grande Sonate Pathétique?, Sonata n.14 em Dó sustenido menor Op.27 n.2 ?Sonata quasi uma Fantasia ? Ao Luar?. Os ingressos dos recitais custam R$ 10,00.

Aclamado

Por intermédio dos seus recitais, participações em concertos e gravações aclamadas pela crítica, o pianista irlandês John O´Conor ganhou reputação de intérprete ?master? dos repertórios clássico e romântico para piano principalmente da obra de Beethoven. O músico foi elogiado por sua técnica formidável e seu eloqüente domínio do teclado e, especialmente, pela sua sonoridade especial, foi chamado pela crítica especializada de ?Poeta do Piano?. Depois de se apresentar em todos os continentes fazendo recitais nas principais cidades do mundo, ele chega ao Brasil onde vai mostrar seu talento exclusivamente em Curitiba.

Sobre a Semana de Beethoven, ele acredita que nunca é demais divulgar a obra do grande mestre do período clássico e por isso pretende trabalhar com os pianistas durante as ?Master?, os movimentos e a paixão e Beethoven. Segundo o concertista, Beethoven marca o início do período clássico da música. ?Esse magnífico compositor faz o elo entre os períodos clássico e romântico. Beethoven me chamou a atenção desde as minhas primeiras aulas de piano?, conta.

?Na adolescência li uma biografia dele e me fascinou o fato de ele se considerar um gênio enviado por Deus. Tanto que uma vez, Beethoven e Goethe andavam no meio da rua em Viena ? as calçadas eram tão sujas que se tornava impossível caminhar por elas ? quando veio ao encontro deles o imperador. Goethe abriu caminho indo para o passeio e Beethoven foi direto ao imperador. Ele era arrogante, se considerava um ser elevado e era mesmo?, conclui.

Para o concerto que fará ao lado da Orquestra Sinfônica do Paraná, John O?Conor escolheu as obras ?Concerto nº 3 para piano e orquestra? e ?Concerto nº 5 para piano e orquestra?, de Ludwig van Beethoven e Sinfonia nº 5, Dimitri Schostakovitch (que vai apresentar somente no domingo). O pianista comenta que esse repertório foi selecionado para o público curitibano em função de ser as sinfonias que fazem uma boa conexão com a OSP.

A Fundação

Wilhelm Kempff convidou, de 1957 a 1982, seletos jovens pianistas do mundo todo a participarem de seus cursos de interpretação de Beethoven em Positano ? Itália. Desta forma se criou a Fondazione Culturale Wilhelm Kempff. No início dos anos 90, Felix- Lienhard (Suíça ) teve a honra de atuar e dirigir a Fondazione até 2005, como presidente do conselho e, assim, cuidar da preservação do legado de Kempff, um grande pianista alemão do século XX. Atendendo ao seu desejo, após sua morte, houve a retomada dos cursos, hoje dirigidos e ministrados pelo renomado pianista John O´Conor, que foi seu aluno de 1974 a 1980. ?Fui aluno de Wilhelm Kemoff e tenho, agora, a responsabilidade de passar tudo o que aprendi a pianistas de todo o mundo, e desta forma, perpetuar a obra de Beethoven?.

Nesses anos todos nunca houve a participação de pianistas vindos do Brasil. Por este motivo, o Sr. Felix- Lienhard decidiu oferecer um curso de três dias em Curitiba. Haverá, depois disso, a possibilidade de nossos pianistas previamente selecionados, futuramente participarem de Curso Master de duas semanas, que acontecem anualmente no mês de junho na sede da Fondazione, em Positano.

Serviço:
Semana Beethoven
Recitais no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 ? tel:3350-4440)

Voltar ao topo