Rotatórias de Londrina vão receber obras de arte

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina abriu consulta a artistas locais para a instalação de obras de arte (esculturas) nas principais rotatórias da cidade. De acordo com edital de chamamento publicado pela companhia, o desenvolvimento das obras e sua instalação não terão qualquer custo para o município, que vai recebê-las em doação. Os próprios artistas deverão buscar patrocínio para seus trabalhos por meio da Lei de Incentivo à Cultura ou pela Lei Rouanet.

Uma comissão julgadora, nomeada pela companhia, deverá proceder a escolha das obras a serem implantadas. Segundo o presidente da CMTU, Wilson Sella, além de abrir espaço para a cultura local e valorizar os homenageados que deram nome a esses locais, o projeto vai trazer um novo visual para a cidade, embelezando o meio ambiente e criando novos espaços turísticos. A instalação de esculturas em praças e rotatórias é comum nas principais cidades turísticas, principalmente na Europa. Em Londrina, o projeto prevê inicialmente a abertura de dois espaços para a instalação das obras de arte.

Os dois primeiros locais escolhidos pela CMTU são a rotatória Rodolfo Massaro -Avenida Higienópolis com Madre Leônia Milito – e a denominada Praça Robert Sallum – Avenida Bandeirantes com Alameda Júlio de Mesquita Filho -, em frente ao ginásio de esportes Moringão. Para concorrer aos espaços, os interessados deverão preencher alguns requisitos exigidos pelo edital.

Os envelopes poderão ser entregues na sede da CMTU, na Rua Professor João Cândido, 1213 (região central), até as 9h do dia 10 de dezembro. Os envelopes devem conter a cópia da cédula de identidade, para comprovação da maioridade civil, CPF (pessoas físicas) ou CNPJ (pessoa jurídica), sujeitos a conferência de validade. Além disso, o interessado deve apresentar projeto da obra acompanhado de memorial descritivo bem como prazo e metodologia de instalação e maquete ou protótipo, com no mínimo 40 cm de altura, constituída em qualquer tipo de material.

Escolha

O julgamento das propostas terá início no dia 10 de dezembro, às 9h30, e levará em conta a característica de localização, o tipo de material a ser utilizado e ligação com o homenageado que deu nome à rotatória, de acordo com pontuação a ser seguida pela comissão.

Para a rotatória Rodolfo Massaro, que homenageia um pioneiro do desbravamento da região dos altos do Igapó, obterá maior pontuação a obra que levar em conta essa característica. No caso da Praça Robert Sallum, que homenageia um esportista e está localizada em frente ao ginásio de esportes Moringão e ao Zerão, a preferência será por proposta de obra que ressalte a prática esportiva.

Voltar ao topo