Região metropolitana recebe ônibus da Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio de sua Coordenação de Ação Cultural, promove no mês de dezembro o projeto itinerante Palco Pra Toda a Obra, que vai circular oito municípios da região metropolitana de Curitiba com espetáculos de dança, música, teatro e vídeo. Serão doze horas de espetáculo em cada local, que vai receber um ônibus-palco onde os grupos irão se apresentar. Essa ação vem ao encontro das diretrizes da política cultural do Estado que pretende descentralizar as manifestações artísticas da capital.

As atividades do ônibus da cultura começam às 10 da manhã com uma apresentação de teatro infantil, com a peça Uma História da Nossa História (Cia. Neiva Camargo). A peça conta a história de uma menina solitária que brincava em seu quarto com palhaço de brinquedo que, no seu imaginário, ganhava vida e juntos realizam várias brincadeiras.

A programação segue, às 11 horas, com o teatro de bonecos Domingo Pé de Cachimbo (Cia. Calçado Diverso). A peça começa com a marionete do homem do campo que conta ?causos? até que é interrompido pelo manipulador que vai mostrar um show musical das marionetes. Depois de vários números musicais, quando chega o rock o homem do campo encerra a apresentação com uma bela música caipira.

Na parte da tarde a programação tem início com o teatro juvenil ABC um Tesouro Pra Você (Cia. José Bastos). A montagem conta a história de um garoto que tem o sonho de achar um tesouro e vai em busca dele viajando por cinco países, em cada um recebe a pista e ? com a ajuda da platéia ? descobre que o tesouro é que quanto você mais gasta, mais você tem.

O grupo Liberdade de Expressão apresenta, às 16 horas, a coreografia Street Movie Hip Hop, com apresentações de strret dance, break, rap e free style. Em seguida, às 18 horas, um grupo de cultura do município visitado faz sua apresentação.

O Palco Pra Toda Obra prossegue suas apresentações com dois espetáculos noturnos. O primeiro, que acontece às 20 horas, é o auto de Natal, com animação de bonecos, Auto da Estrela Guia (Cia. Filhos da Lua). O texto inspira-se nos tradicionais autos natalinos de origem lusitana que foram assimilados pela cultura popular de várias regiões do Brasil. Auto da Estrela Guia, faz uma adaptação da história bíblica do nascimento de Jesus Cristo apresentando a trajetória da Estrelinha Guia que entre muitas peripécias conduz os Três Reis Magos para o presépio da Ilha Encantada onde o povo canta belas canções de natal. A concepção plástica do espetáculo inspira-se nos elementos da cultura popular brasileira com utilização de materiais recicláveis na cenografia e nos bonecos.

O encerramento ocorre às 21 horas com o Grupo Viola Quebrada que apresenta um repertório com música caipira de raiz. Os clássicos do gênero ? como ?Moda da Pinga?, ?Moreninha Linda? e Mocinhas do Sertão? – recebem um tratamento novo, com arranjos modernos sem perder, contudo a essência original. O quarteto Viola Quebrada é formado por Oswaldo Rios (voz e violão), Margareth Makiolki (voz e violão), Rogério Gulin (viola de 10 cordas) e Rubens Pires (sanfona e rabeca).

O projeto Palco Pra Toda Obra começa no dia 1º e se estende até o dia 23 de dezembro. O primeiro município a receber será Campo Largo, depois o ônibus-palco segue para Almirante Tamandaré (7), Campo Magro (9), Cerro Azul (14), Colombo (15),  Fazenda Rio Grande (16) Piraquara (22) e Contenda (23).

Voltar ao topo